Prefeito Elias Lira: Diogo de Braga merece respeito!!

Levando-se em conta que o Brasil é um jovem País de pouco mais de 500 anos nossa cidade, Vitória de Santo Antão, nunca esteve tão próximo de completar a incrível marca de 400 anos de história.  Foi o português Diogo de Braga que saiu lá da Ilha de Santo Antão, localizada no Arquipélago do Cabo Verde – também então Colônia de Portugal – para junto com sua família fundar o Povoado de Braga – primeiro nome do nosso torrão.

Pois bem, foi em cima das atividades agrícola e agropastoril que a comunidade abençoada pelo Glorioso Santo Antão desenvolveu-se e ficou afamada como importante entreposto comercial da Província de Pernambuco.

Foi entre a segunda metade do século XIX e à primeira metade o do século  XX, não mais como Vila de Santo Antão –  elevada à categoria de cidade a partir de 1843 –  que a cidade começou a ganhar monumentos para homenagear seus vultos, nas mais diversas áreas.

Entre as várias e importantes comemorações,  ocorridas em 1926, para marcar o tricentenário de fundação da cidade cujo prefeito, à época, era José Horácio Carneiro Leão, institui-se uma comissão de renomados membros da sociedade local para criar, planejar e executar diversas  atividades, dentre as quais a inauguração da Praça Diogo de Braga.

Passados noventa anos e depois de várias reformas, reparos e consertos eis que o prefeito Elias Lira (2016), na reta final da sua pífia e medíocre administração, resolveu dá uma nova feição à referida praça, investimento nela quase cem mil reais (R$ 100.000,00).

img_2576

Com pouco mais de um mês de reinaugurada, recentemente, estive perambulando por ela (praça). Com relação à restauração do monumento não precisa nem ser  um curioso para detectar que o serviço ficou mal feito. A placa fixada no mesmo, com 90 anos de existência, não recebeu sequer um polimento ou mesmo uma pintura para “acender” o que já estava escrito. Ou seja: FIZERAM UMA PREACA.

img_2577

Apesar de não ser nenhum técnico na área,  achei algo desproporcional nos bancos, fixados na mesma. Os refletores e algumas barras de ferro parecem ter sido confeccionadas com materiais recicláveis, o que não chega ser “um crime”  desde que constasse no projeto original, o que certamente não foi o caso. Já com relação às caixas coletoras de lixo, parece-me que já estão quebradas ou já foram colocadas de “segunda mão”, uma vez que arames estão adornando as mesmas.

img_2579

Para encerrar, contudo, espero que em 2026 (se Deus permitir), quando estivermos comemorando os quatrocentos anos de fundação da nossa polis possamos voltar à histórica praça para relembrarmos o feito do nosso Diogo de Braga sem que sejamos obrigados a encarar tanto descaso, desrespeito e “sabedoria” com o dinheiro público.

1 pensou em “Prefeito Elias Lira: Diogo de Braga merece respeito!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *