CESMU fecha as portas: ” APERTEM O CINTO, O PILOTO SUMIU”

img_2115

Em todas as pesquisas para “consumo interno”, realizadas pelos interessados na avaliação da gestão do Governo de Todos, recentemente, A SAÚDE, majoritariamente, apareceu como o setor mais deficitário. A população vitoriense usuária do sistema, sobretudo os mais pobres, reclamaram bastante do setor como um todo.

Não à toa, o candidato Paulo Roberto, no seu guia eleitoral explorou o tema com bastante ênfase, realçando imagens e números de atendimentos justamente para tentar ir de encontro ao sentimento da maioria dos eleitores. Em recente peça gravada para campanha eleitoral do candidato apoiado pelo prefeito, a equipe pensante promoveu uma espécie de comparação (na saúde) com a gestão anterior para mudar o foco e tentar reverter a situação. Nesses casos o marketing tem sido  uma ferramenta importante, mas não é mágica.

Muito bem, na noite de ontem (06) recebi uma ligação de um espirituoso eleitor, dizendo “que o blog deveria dá uma passadinha no CESMU“, no bairro do livramento para constatar a “brilhante ideia” (palavras dele) que o prefeito Elias Lira encontrou para acabar com as humilhantes filas na referida unidade de saúde. Disse-me ele: “Elias acabou com as filas. Usou uma formula fácil: fechou o local,  e pronto.

cesmu

Agradeci pela informação e, hoje (07) pela manhã, fui conferir de perto  a inofrmação. De fato, o local está fechado e  com alguns avisos colados na grade.

img_2117 img_2118

Aqui pelo nosso jornal eletrônico confeccionamos várias matérias realçando o descaso nessa unidade de atendimento,  que atuava como  uma espécie de referência no atendimento às mulheres grávidas no município. Em algumas das denuncias, inclusive, falamos da  falta de creme vaginal.

Pois bem, não podemos achar normal uma unidade de referência de saúde fechar as portas com poucos dias após um pleito eleitoral. Independente de qualquer coisa, eleição é eleição e administração é administração. Em alguns momentos os dois podem até caminharem  juntos,  à revelia das leis, mais uma coisa não deveria interferir na outra. Isso é o que diz os procedimentos  que norteiam a administração pública no nosso país.

Do ponto de vista administrativo\eleitoral estamos inclinados a admitir que o fechamento da referida unidade de saúde, tem haver com VINGANÇA. É natural que muitas pessoas pensem dessa forma. Já para os funcionários, que vestiram o “fardamento”  amarelo e foram animadamente participar das caminhadas e dos mais diversos  movimentos políticos, assim como  atuaram bravamente  nas redes sociais em favor do candidato que pregava à continuidade governamental na máquina pública, soa como uma tremenda COVARDIA. Cada qual tem seu sentimento. Isso é normal.

img_2116

Eu, na minha modesta avaliação – mesmo constatando que o CESMU está fechado –  prefiro  observar o fato  pelas lentes da MENTIRA POLÍTICA COLETIVA!

Ora! se há poucos dias toda cúpula da gestão do Governo de Todos estava em cima dos palanques armados nas praças públicas  dizendo,  a todos pulmões,  que Elias Lira era o PREFEITO  SUPRA-SUMO e que a cidade estava passando pelo seu MELHOR MOMENTO imaginava-se, portanto,  que se Paulo Roberto e Ozias Valentim ganhassem  a “parada”,  a gestão do Governo de Todos iria continuar NO RUMO CERTO e que, ao final, todos seriam beneficiados com a construção de UMA GRANDE VITÓRIA. Contra fatos, não há argumentos.

Como pode, hoje, contudo, poucos dias  depois da derrota na urna  fechar uma unidade de saúde e demitir os funcionários para “enxugar” as despesas? Tem ou num tem alguma coisa errada nos argumentos e discursos proferidos na campanha eleitoral? Para não dizer UMA GRANDE MENTIRA.

Ainda na minha modesta avaliação, mesmo que Paulo e Ozias saíssem vitoriosos do pleito, possivelmente a unidade não seria fechada, mas, em contra partida, os funcionários seriam “convidados”, mais uma vez,  a trabalhar “POR AMOR” sob a jura de serem recontratados lá na frente. Elias Lira já fez isso, lá atrás, reiterada vezes, aliás FOI O própio ELIAS LIRA QUE REEDITOU O TRABALHO SEMI-ESCRAVO NA SUA GESTÃO, mesmo havendo se passado mais de cem anos da assinatura Lei Áurea. Quem participou da sua gestão, na qualidade de contratado nos último anos,  sabe muito bem do que estou dizendo. Aliás, os funcionários  devem está lembrados que já vivenciaram outras  “festas de fim de ano”, sem a famosa e farta  Ceia do Natal – Há depender do salário da prefeitura.

Portanto esse é um filme inédito com cenas reprisadas. A diferença, dessa vez, é que as pessoas enganadas e humilhadas não estão obrigadas a “comer caladas”, afinal, a fila andou. Por falar em filme, podemos muito bem comparar estes lamentáveis e abomináveis fatos administrativos\políticos que estão  ocorrendo na nossa Vitória de Santo Antão,   com um filme, cujo título é: APERTEM O SINTO, O PILOTO SUMIU !

unnamed

Com a palavra o prefeito Elias Lira e sua sobrinha Veraluci Lira, secretária municipal de saúde.

elias-veraluce-lira

3 pensou em “CESMU fecha as portas: ” APERTEM O CINTO, O PILOTO SUMIU”

  1. No tempo de mídias sociais (blogs, facebook, whatsapp, etc) é mais fácil fiscalizar esses abusos. Além disso é mais simples arquivar as informações para lembrar a população daqui a 2 anos (eleições para deputado) de como esses governantes não estão nem a ir para o povo e essa história de família “não sei o que mais lá” é conversa para “boi dormir”. Em 2018, republica essa matéria, PILAKO!!!

  2. Como me dizia uma ex veradora: “Elias é a pessoa mais fria que eu já conheci na minha vida, o coração dele é uma pedra de gelo”, triste verdade.
    Se nessa cidade houvesse seriedade ele deveria ser preso urgentmente.

  3. A gestão que prometeu uma “Vitora bem amenistrada”, segundo as próprias palavras de Elialira, está desligando as turbinas em pleno voo. No PAM da praça Diogo de Braga os trabalhos foram suspensos durante o atendimento ao público na tarde desta quinta-feira. Os servidores comissionados foram comunicados dos seus desligamentos em pleno expediente e dispensaram todos os pacientes que estavam aguardando para serem atendidos. Até a semana passada (antes da eleição) existia verba para manter a máquina administrativa municipal funcionando e voando em “céu de brigadeiro”, mas, foi só o Paulo Roberto perder o pleito e toda a verba tomou Doril. “May Day” para a aeronave municipal, e o povo que se exploda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *