Debate com os prefeituráveis da Vitória de Santo Antão.

14329987_1217880438233097_632576187207070483_n

Foi com imensa satisfação que recebi a noticia de que amanhã, 20 de setembro, ADUFEPEAssociação dos Docentes da UFPE – realizará um debate com os candidatos a prefeito da nossa Vitória de Santo Antão. O evento cívico\acadêmico\democrático é um marco na história republicana do nosso município. Antecipadamente: PARABÉNS AOS QUE FAZEM ADUFEPE.

Em rodas de bate-papo político – sem torcedores eleitorais –  costumo relembrar  Santo Agostinho,  um dos mais importantes pensadores da igreja católica –  para realçar à importância da chegada do CAV, na nossa cidade.

Aliás, o então prefeito José Aglailson, em seus muitos rompantes, realçando sua participação na chagada da conceituada instituição de ensino no nosso território, nunca conseguiu proferir uma frase sequer que conectasse uma visão consistente e lúcida sobre a dimensão transformadora e à essência  do  real significado de uma universidade pública, em  uma região historicamente desprovida do pensamento crítico, como a nossa.

Com esta auspiciosa notícia – o debate com os nossos prefeituráveis – peço licença aos internautas que acompanha nosso jornal eletrônico diariamente, para replicar uma postagem realizada no dia  23 de abril de 2012. O título dessa matéria foi: DEPOIS DESSE MOVIMENTO, VITÓRIA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA!

Não custa nada lembrar que por ocasião do título dessa matéria, postada há mais de quatro anos, fui várias vezes “interrogado”,  por alguns  dos meus seguidores, pedindo-me maiores explicações. segue abaixo, portanto, a matéria.  Boa leitura…

Em tempo: BOLA MUCHA PARA  A FACOL E A FAINTVISA,  E BOLA CHEIRA PARA UFPE. Isto apenas demonstra o nível de visão de futuro dos diretores das respectivas  instituições  de ensino (bola mucha), assim como seus “rabo-preso” ao um passado nem tanto  “glorioso”.

Depois deste movimento,  Vitória nunca mais será a mesma!!

No último sábado, 21 de abril, aconteceu simultaneamente em várias cidades brasileiras um movimento intitulado:  O DIA DO BASTA. Este movimento teve como objetivo, entre outras coisas,  estimular e mobilizar o povo brasileiro para as questão sociais, educacionais e principalmente enfrentar a corrupção.

Nossa cidade que ultimamente  comportou-se  de maneira apática insensível à esse tipo de manifestação, situação aliás que nos coloca em posição diametralmente oposta com as nossas históricas participações na Batalha das Tabocas, assim como,  o nosso posicionamento na Guerra dos Mascates, em 1710,  através de Pedro Ribeiro ou até mesmo nos mais recentes movimentos das Ligas Camponesas, finalmente acordou para ocupar  o seu lugar de protagonista da sua própria história.

Com palavras de ordem, vestidos de preto, com os rostos pintados segurando faixas e cartazes os jovens vitorienses realizaram, pelas  ruas centrais da cidade,  uma verdadeira aula de cidadania, bem ao estilos das gerações que foram humilhadas e torturadas pelos governos militares,  na luta pela Democracia e pela  Liberdade de Expressão,  aliás, conseguidas com sangue, suor e lágrimas. Quero crer, inclusive,  que após este movimento, pequeno na quantidade de pessoa, mas emblemático  na simbologia que VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, DORAVANTE,  NUNCA MAIS SERÁ A MESMA.

Nas últimas cinco décadas nosso município foi vítima de uma política arcaica e retrograda, onde os governantes se revezaram no poder,  perpetuando-se no sistema familiar de governar, como se eles fossem os “senhores de engenho” e nós,  munícipes, apenas escravos,  vivendo na senzala no entorno dos seus desejo.

5 pensou em “Debate com os prefeituráveis da Vitória de Santo Antão.

    • Sou Estudante do CAV-UFPE, será a própria ADUFEPE Associação de Docentes da UFPE que irá mediar, eles sempre organizam debates para a disputa ao cargo de Reitor da Universidade e realizaram debate com os candidatos a prefeitura de Caruaru e Recife onde a instituição tem unidades instaladas.

  1. Pilako, você vai está presente nesse debate? Seria muito interessante, em virtude do alcance de seu blog, se fosse possível, efetuar a gravação na íntegra do debate e disponibilizá-lo aqui no blog e no seu canal do youtube. Fica a sugestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *