Visita ao Monte das Tabocas no feriado do 3 de Agosto.

IMG_0267

Na manhã do feriado da quarta, 3 de agosto, data Magna da Vitória de Santo Antão, acompanhado dos  amigos Pedro, Aldenisio e Enedino,  estive no “Sagrado” Monte das Tabocas. Apesar da indiferença dos últimos prefeitos, com o “pedaço de chão” mais importante de todo os trezentos e sessenta e oito quilometro quadrado da nossa circunscrição territorial, a tradição  da visita ao Monte  continua viva, apesar de combalida e esfacelada.

Pois bem, por lá, encontramos o mesmo cenário “acinzentado”. Se antes de ascender  ao poder,  Elias Lira e sua tropa  falavam em construir um teleférico no Monte das Tabocas , hoje, após oito anos de administração, faltam até lixeiras.

IMG_0222

Cheguei por volta das 11hs. Monsenhor Maurício Diniz ainda celebrava  a tradicional  missa campal.

IMG_0183

Voltar ao Monte das Tabocas, mesmo que seja apenas por um único dia no ano, sempre é uma alegria renovada, até porque, quando criança e adolescente sempre o fiz das mais diversas maneiras. Hoje, além do sentimento pátrio aflorado, por entender à sua importância no contexto histórico do então Brasil Colonial,  descer até às margens do rio me é sempre,  uma aventura prazerosa.IMG_0265

Este ano, diferentemente do ano passado, gravei o “informal” vídeo com o presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Humberto Ferrer de Moraes,  na parte mais  baixa do Sítio Histórico. Veja o vídeo:

Portanto, segue algumas imagens colhidas pelas nossas lentes,  nesse feriado do dia 3 de agosto de 2016,  de pontos diferente do Monte das Tabocas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *