Na nossa cidade falta mais ação efetiva do poder público contra o mosquito da dengue.

IMG_6316 cópia2

A dengue,  zika e chikungunya, definitivamente, tomaram conta das manchetes nos mais diversos meios de comunicação do pais. O Estado de Pernambuco tornou-se o epicentro da doença que atende pelo nome de MICROCEFALIA. Apesar dos novos estudos as causas da doença ainda está  desafiando a comunidade médica cientifica.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, Capital da Zona da Mata, a população está aflita. Os malefícios causados pelo infernal mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como Mosquito da Dengue, já se faz presente em praticamente todas as residências do município.

Logicamente não podemos dizer que Vitória é uma ilha,  cujos problemas sejam apenas seu. Claro que não. Mas, também não podemos afirmar que o combate ao mosquito causador da tal epidemia tenha sido, no nosso torrão, tratado com a responsabilidade necessária pela prefeitura e, em particular, pela secretaria municipal de saúde.

Em várias ocasiões denunciamos insistentemente aqui pelo blog, logradouros públicos com água parada sem o tratamento adequado. Foi o caso do tanque ornamental da Praça 3 de Agosto, localizada no bairro do Livramento, aonde parecia mais um “hotel 5 estrelas para o mosquito da dengue”.

No dia 21 de maio de 2014 e no dia 28 de julho de 2015 postamos matérias alertando as autoridades sanitárias do município que os veículos, pertencentes aos Coliseum Leilões – vendas e leilões de bens – que estavam sendo estocados em  terreno aberto,  às margens da BR 232, expostos às chuvas, muito deles machucados e sem os vidros,  continuavam  sendo verdadeiras FÁBRICAS DE DENGUE, ou seja: hotel 5 estrelas para o infernal mosquito Aedes aegypti, sem que as autoridades municipais e estaduais sequer, notificassem  os proprietários dos veículos para  que fosse  tomada  uma medida paliativa, já que o verdadeiro erro reside na formatação do projeto da doação do terreno,  por parte da prefeitura e da câmara de vereadores. Hoje, apesar da crise aguda em que estamos vivendo,  os veiculos continuam lá,  do mesmo jeito

IMG_6307 cópia

IMG_6314 cópia

Não podemos, portanto, deixar de  lembrar que a Rede de Globo de Televisão exibiu matéria mostrando que mesmo depois da deflagração de uma grande campanha municipal contra o mosquito na cidade,  os agentes de saúde denunciaram não haver larvicida no almoxarifado da prefeitura,  para poder  promover o trabalho correto nas residências da população. Recentemente, uma “montanha” de pneus, expostos ao relento, foram encontrados na garagem da própria prefeitura, mostrando assim, que velho adágio popular que diz: “faça o que digo, não faça o que faço” é uma realidade, em se tratando de gestão do Governo de Todos.

Precisamos, portanto, independente da pífia atuação dos nossos gestores, nos proteger e atuar de forma proativa nas nossas áreas de atuações (bairro, casa, local de trabalho e etc), promovendo uma união, para acabar com o inimigo de todos ou seja: o infernal mosquito  Aedes aegypti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *