Discriminar positivamente: uma postura antirracista?

cotas raciais

A ideia da discriminação positiva defendida pelo movimento negro e por aqueles que reconhecem que no processo de formação social e econômica do Brasil os negros foram relegados a uma história de negação e abandono, principalmente no que diz respeito ao acesso e participação na dinâmica de mobilidade social, tornou-se um tema sobre o qual não há consenso.

Para que ocorra a discriminação positiva, ou seja, a reparação histórica, o Estado precisa organizar políticas públicas que respondam a essa demanda.  O debate sobre políticas de ações afirmativas pleiteia que entendamos do que se trata. O Professor Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo Kabengele Munanga, assim se refere às políticas de ações afirmativas:

“As chamadas políticas de ação afirmativa são muito recentes na história da ideologia anti-racista. Nos países onde já foram implantadas (Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Índia, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Malásia, entre outros), elas visam oferecer aos grupos discriminados e excluídos um tratamento diferenciado para compensar as desvantagens devidas à sua situação de vítimas do racismo e de outras formas de discriminação. Daí as terminologias de “equal oportunity policies”, ação afirmativa, ação positiva, discriminação positiva ou políticas compensatórias”.

No contexto das políticas de ações afirmativas, encontram-se as cotas (um dos mecanismos das ações afirmativas) e outras ações voltadas para a educação, trabalho e cooperação internacional. Espaços que são pré-condições para o acesso às possibilidades de uma vida digna.  O Sistema de Cotas Raciais foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Várias universidades possuem políticas de cotas raciais e algumas combinam o critério de raça com o social. Apesar de muitos estudantes que acessaram a universidade pelas cotas já terem encerrado a graduação, muitos se inseriram em programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e de estarem atuando em diversas áreas, ainda assim as cotas sempre se torna tema de debates “calientes”.

O debate sobre políticas de ações afirmativas e, dentre suas ações, as cotas, se iniciou em 1990, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, que resultou na criação do Grupo de Trabalho Interministerial para Valorização da População Negra. Em 2001, na Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, em Durban, na África do Sul, o Brasil assinou um Documento, no qual assumiu o compromisso de incluir nas pautas do Estado o atendimento às necessidades da população negra.

Porém, é interessante destacar que durante a Marcha Zumbi contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida realizada no dia 20 de novembro de 1995 foi entregue ao Estado um Documento, no qual os movimentos negros denunciavam a ausência de políticas públicas para a população negra. O ato marcou os 300 anos do assassinato de Zumbi, principal liderança do Quilombo dos Palmares, um território livre em Pernambuco que virou símbolo da resistência ao regime escravista e da consciência negra no país. Em reconhecimento à importância de Zumbi, a data foi transformada em 1971 no Dia Nacional da Consciência Negra. Participaram da marcha cerca de 30 mil pessoas. A marcha influenciou significativamente os rumos da luta contra o racismo em nosso país. O que a população negra tem como políticas públicas é resultado da luta e da organização deste segmento.

            Após as informações acima eu sinto a necessidade de me posicionar a favor das ações afirmativas e no seu conjunto a favor das cotas. Para isto, irei elencar algumas razões:

  1. Precisamos reconhecer que há a discriminação racial e a ideia de que todos são iguais perante a lei não contempla as minorias (politicamente falando). Do texto para o contexto temos um longo caminho a trilhar.
  2. Discriminação positiva corresponde a inclusão, ao invés da segregação, e como já dissemos, tem fundamento constitucional.
  3. A luta deve ser pelo acesso ao ensino público de qualidade para todos, enquanto política pública universal. Porém a experiência histórica aponta para a necessidade das cotas entendidas apenas como um instrumento e uma medida emergencial enquanto se busca outros caminhos para promover a igualdade de acesso ao ensino superior.
  4. Por fim, a desigualdade no Brasil tem a cor dos negros/as. Estamos falando de uma população brasileira em que a maioria é negra e pobre. E que precisa das ações afirmativas para reparar uma violação de direitos que é histórica.

A política de cotas para a população negra como já foi dito anteriormente, teve início nos anos 1990. Porém, as primeiras experiências com cotas no Brasil se deu em 1968. Você conhece a lei nº 5.465, de 3 de julho de 1968 apelidada de “Lei da Cota do Boi”?

Fico por aqui desejando que a vida seja agradável para todos.

Até a próxima!

PQAAAJ0YIQyh4yHm6hlCHLckGKdFtImD30-eAIj2iUJkbKe_ojl4aKUi7WtGxFcQx2c5T6JsM8_uWLJMliPy9koH9dkAm1T1UNhe7KLfmbg1NDHhhct8P1J9G21g

 

Valdenice José Raimundo
Doutora em Serviço Social
Docente na Universidade Católica de Pernambuco
Líder do Grupo de Estudos  em Raça, Gênero e Políticas Públicas – UNICAP
Coordenadora do Projeto Vidas Inteligentes sem Drogas e Álcool – VIDA.
Endereço para acessar este CV:

5 pensou em “Discriminar positivamente: uma postura antirracista?

  1. Doutora m pareçe que a Senhora bem como todo movimento negro padeçe de uma extrema síndrome de auto negação.
    Disriminaçã positive é o mesmoq ue querer aprisionar o s brancos ou não negros pelo fato de pessoas brancas terem, no passado escravizado negros.
    Ora, tal prática é injusta, pois no brasil, o mal maior é a pobreza, e não o racismo!
    Resolva-se a pobreza e “todos” os negros deixarão as favelas.
    A Senhora defende, em certa medida, uma ideologia que nada nos serve…..A senhora se vitimiza, não se aceita, como boa parte das pessoas negras que conheço. Uma pena!
    Há uma panacéia em seu pensar: achar que politicas “positivas”, por si só resolverão o “problema”…..(?) Mas que problema? Racismo? Onde?
    Ora… cd o racismo brasileiro?
    Po onde olhamos vemos negros em cargos e mais cargos de chefia… mulheres negras em novelas…Mulheres negras casando com homens brancos, etc….
    Achoque o racismo virou ideologia bancada com dinheiro publico para bancar ao parte dos movimentos negros no Brasil, só isso.

  2. Outra coisa: Zumbi era um escravocrata, tinha diversos escravos….é só ler a história….
    E fazem de Zumbi um herói! kkkk
    È cômico isso.
    Quem entregava os negros para serem escravizados pelo homem brancos eram os proprios negros africanos….
    Vcs pensam em punir os negros da Àfrica tbm?

  3. “Mais de 1 milhão de europeus foram escravizados por traficantes norte-africanos de escravos entre 1530 e 1780, uma época marcada por abundante pirataria costeira no Mediterrâneo e no Atlântico. A informação é do historiador americano Robert Davis, que falou sobre o assunto anteontem.

    Segundo ele, embora o número seja pequeno perto do total de escravos africanos negros levados às Américas ao longo de 400 anos –entre 10 milhões e 12 milhões–, sua pesquisa mostra que o comércio de escravos brancos era maior do que se presume comumente e que exerceu um impacto significativo sobre a população branca da Europa.

    ”Uma das coisas que o público e muitos especialistas tendem a dar como certa é que a escravidão [na Idade Moderna] sempre foi de natureza racial –ou seja, que apenas os negros foram escravos. Mas não é verdade”, disse Davis, professor de história social italiana na Universidade Ohio State

    “Ser escravizado era uma possibilidade muito real para qualquer pessoa que viajasse pelo Mediterrâneo ou que habitasse o litoral de países como Itália, França, Espanha ou Portugal, ou até mesmo países mais ao norte, como Reino Unido e Islândia.”
    fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u32556.shtml

  4. Pingback: Internauta Manoel Carlos comenta no blog | Blog do Pilako

  5. Pingback: UM OLHAR MAIS ATENTO SOBRE A DOUTORA VALDENICE RAIMUNDO | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *