Alunos do CAV/Vitória realizaram manifestação cobrando segurança no entorno do prédio da Universidade.

10309133_724370854317802_2281495056447265203_n

Após ter tomado ciência através de uma mensagem via Facebook, no final da manhã da sexta (21), recebi um telefonema de um estudante da Universidade Federal, daqui da Vitória, reforçando o convite para participar da manifestação promovida pelos alunos, ocorrida no início da tarde do mesmo dia, onde os mesmos protestaram contra a insegurança no entorno do prédio da Universidade. Antecipadamente, agradeço a atenção pelo convite e ao mesmo tempo peço desculpas por não ter participado, pois já havia assumido outros compromissos no mesmo horário.

Pois bem, as informações que nos chega é que existe uma quadrilha atuando na área que vem aterrorizando os funcionários, professores e alunos do Centro Acadêmico. Só em um dia, segundo informações disponíveis nas redes sociais, foram mais de uma dúzia de assaltos.

Os alunos saíram em passeata pelas principais ruas da cidade fazendo muito barulho para chamar a atenção da sociedade para o problema da insegurança. Por algum tempo, segundo informações – cerca de 30 minutos – fecharam o tráfego de veículos na movimentada Avenida Henrique de Holanda, na altura da subida do Reservatório.

224920_724371237651097_3168061078064248067_n

Todos nós sabemos o peso que tem uma manifestação de rua, sobretudo quando os participantes não estão sendo financiados por partidos políticos ou por quem quer que seja.  As autoridades, normalmente, são mais ágeis quando este tipo de cobrança acontece. De parabéns estão os alunos do CAV por se organizarem para cobrar atitude das autoridades locais.

Gostaria de fazer um comentário, realçando duas matérias que fiz lá no mês de abril de 2012, que  tem, de certa forma, uma ligação com o movimento reivindicatório, ocorrido na tarde da sexta.

Primeiro: no dia 19 de abril de 2012, fiz uma matéria, cujo título foi: Santo Antão está fazendo a parte dele, que falava, entre outras coisas, da falta de infraestrutura enfrentada pelos alunos para chegar ao Centro Acadêmico. (veja a matéria aqui).

Segundo: já no dia 23 de abril, do mesmo ano, confeccionei uma matéria que teve como título a seguinte frase: Depois deste movimento, Vitória nunca mais será a mesma. Nesta ocasião, fiz referência para o engajamento político de alguns  jovens esclarecidos da cidade que, naquele momento, pelo menos para mim, haviam assumido um papel de protagonismo na cidade. (veja está matéria aqui).

Portanto, quero me solidarizar, neste momento, com os funcionários, professores e alunos do CAV/Vitória e dizer que estamos a disposição, na qualidade de órgão de difusão de noticias, para ajudar no que for necessário nesta questão.

Fotos: Reprodução/Facebook pessoal de Arthur de Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *