Coitada da nossa Vitória: e tome obras de fachada.

Há exato um mês, dia 28 de fevereiro, sexta-feira, véspera do aguardado sábado de Zé Pereira ou, para os vitorienses, SÁBADO DO ETESÃO, o prefeito Elias Lira reuniu, basicamente, seus auxiliares e funcionários contratados pela municipalidade para promover, de maneira festiva, o ato inaugural da reforma da Praça Leão Coroado.

Muito bem, trinta dias passados, queremos elencar alguns pontos. Os meios fios da referida praça foram pintados na cor amarela, mas não existe em nenhum lugar da praça, nem no entorno dela, sinalização vertical alguma para justificar a pintura no meio fio. Fica, então, a pergunta: por que eles – meio-fio- estão pintados de amarelos? Pra que? Se for para embelezamento, poderia pinta-los coloridos, talvez……. ou será que  os “entendidos” da prefeitura não sabem que o amarelo nos meio fios tem uma finalidade? Atenção AGTRAN, socorra, mais uma vez,   os “pintores” da prefeitura.

lado 1 lado2

O tanque ornamental da praça, passados os primeiros trintas dias,  já está vazio e juntando terra. A fonte que era pra ficar jorrando água, aparentemente já está quebrada. É bom lembrar,  que foram investidos, recentemente,  nesta praça,  quase R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reias).

tanque

Os “entendidos”  da prefeitura, no afã de criar um clima de restauração para a localidade promoveram  uma pintura na Antiga Estação Ferroviária. É bom lembrar que o mesmo (prédio) é um dos  mais bonitos da cidade. Mas, por pressa,  desleixo ou até, quem sabe, para fazer  a população de besta,  não  fizeram  o serviço  de  gesso no teto, buraco aliás, que já fez vários aniversários,  mostrando assim, que  a “pintura” foi só  mais uma obra de fachada.

estacao1

estacao buraco

Com  relação à pintura no Colégio 3 de Agosto, que junto com o Prédio da Estação compõe a bela arquitetura do local,   a prefeitura se utilizou do mesmo “modus operandi”, ou seja, mais “PREACA”.  Sou capaz  até de apostar que  este serviço “LAMBROJEIRO”  não contou com a aprovação do diretor  do colégio, o amigo Batista.

Observando para uma das  laterais  do prédio, veremos, sem muitas dificuldades que a mesma ainda  está com a pintura antiga, com manchas por infiltrações e até uma pequena vegetação  que  já se formou no canto do  telhado.

IMG_5260

Na parte externa do colégio o muro foi pintado mas,  esqueceram de repor as colunas que compõe a arquitetura da época.

final1 final2

A tradicional passagem por cima da Linha Férrea, intitulada de “TREPA BODE”  além de não ter recebido nem uma “mãozinha” de cal está com  uma das laterais sem a proteção de ferro, configurando-se assim, em risco iminente de acidente para pessoas que passam e principalmente para as alunos  que costumam ficar por ali no inicio e término dos turnos escolares, coisa aliás, que  eu mesmo já fiz quando fui  aluno do Colégio 3 de Agosto quando o mesmo  “pertencia” ao saudoso Mário Bezerra.

trpa bode

Para encerrar estas  linhas gostaria apenas de dizer que o Elias Lira e o folclórico ex-prefeito, José Aglailson, quando sentados na cadeira de prefeito, agem do mesmo jeito, são “irmãos gêmeos”.

A população da nossa cidade, sobretudo os eleitores da Vitória, precisam também tomar vergonha na cara para repudiar estes sujeitos assim como seus filhos.

Estes sujeitos, com seus familiares, já não teem mais nada à dá para nossa cidade, vitória precisa, o quanto antes, expurgar da vida pública, estas pessoas que estão mais propensas a se servir dos cargos públicos do  que propriamente servir a comunidade.

4 pensou em “Coitada da nossa Vitória: e tome obras de fachada.

  1. Muita indignação diante de mentalidades, de gestores, rudes -inerte, não inovadoras, não revolucionárias, não criativas, não inspiradoras, não percebitivas; é inaceitável numa cidade além de pouquíssimas fontes instaladas(03) , PERMANECEREM FECHADAS DURANTE O DIA”.

    Por nossa região, é sabido, ser muito quente e seca é bem vindo qualquer recurso, por mínimo que seja, para melhorar a umidade do ar.
    As fontes, aspergente de água, das praças já é um meio, inteligente de ajuda, para orvalhar o ar beneficiando as pequenas plantas e grandes árvores, e estas à nós. Portanto é indispensável que diariamente estas borrifações de água estejam em contínuo funcionamento pelo menos das 7h00 às 18h00 . E no meu ver, para auxiliar no equilíbrio da umidade do ar, estes meios de aspersão das águas através das fontes é de grande socorro para aumentar a proporção de umidade que vai-nos favorecer na respiração;
    Para agilizar esta evaporação, pode substituir o jato d’água pelo vapor de água que além de ser um meio ágil para se obter o equilíbrio úmido do ar é também econômico no consumo.
    Se os gestores estão preocupados na manutenção da ordem, no dia a dia, desses espaços públicos para se evitar a invasão nas fontes, têm-se a guarda municipal, remunerados com nossos impostos.

    Continuo reiterando, neste blog, a sugestão da JUNÇÃO(emenda) das praças da Restauração(jacaré) e 03 de Agosto(monumento do Anjo) através de um grande jardim com pequenas plantas, gramas e árvores frondosas, e mais 02 fontes(de vapores de água ) em cada lado.
    Um engenheiro questionou o caos do trânsito existente na cidade, pelo pouco espaço, insisto em dizer que a resolução é quebrar a cabeça, raciocinar, fazer várias audiências ouvindo as sugestões da sociedade(cidadãos moradores do município) e os especialistas neste assunto que, em conjunto surgirá a razoável solução do trânsito. As ruas estão para os pedestres e não para os veículos automotivos, poluentes, que reinam na demolição do equilíbrio ecológico da nossa mãe terra. Além do barulho, infernal, tirando o sossego das pessoas tanto nas ruas como dentro de casa, prejudicando o tão almejado bem estar.

    Nestas reformas das praças dos centros, a praça padre Félix Barreto(Livramento) precisa ser libertada, urgentemente, daquelas horrorosas pedras de paralelepípedos, fazem vários anos não sei se continuam, com a inclusão de grande quantidade de árvores, gramas, pequenas plantas e também no mínimo 02 fontes de vapores de água; além disso discutir-se a remoção, necessária e INEVITÁVEL, das barracas para outra localidade.

    Após todas as restaurações das praças centrais, os moradores das várias áreas urbanas da cidade aguardam, com ansiedade, que seja dado o mesmo atendimento padrão fifa, digo PADRÃO CENTRO, as praças dos seus bairros.
    Em nome da deusa do bom senso, após a ressuscitação da praça da Restauração, proíbam, com vigor, o estacionamento de pontos finais de ônibus urbanos e desembarque de mercadorias com caminhões.

    Deixo aqui também o meu manifesto contra o estacionamento, absurdo, inconveniente, de veículos em frente ao Colégio 03 de Agosto. Que tal harmonizar a frente do prédio com um belo jardim???; isto trará com certeza um grande prazer e descontração para os alunos.

    E aí estudantes do Colégio, vamos lá, cobrem, “sem nunca desistir”, melhorias para o seu ambiente escolar; direito de vocês e obrigação do município

  2. Pingback: Internauta Jordania comenta no blog | Blog do Pilako

  3. SR. PREFEITO, NÃO ESQUECER DO RESGATE DA PRAÇA DUQUE DE CAXIAS AO SEU ESTADO NATURAL DE ÁREA URBANA ARBORIZADA E AJARDINADA;
    O QUE SE VER, HOJE, NAQUELE ESPAÇO PÚBLICO É : VERGONHOSO, DEPLORÁVEL, CONSTERNADOR, HUMILHANTE AO NOSSO MUNICÍPIO E QUE REVOLTA À TODOS; ESTA CIDADE NÃO MERECE AQUELA IMAGEM GRITANTE.

  4. Pingback: Internauta JORDANIA comenta matéria do blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *