Para entender a mudança no percurso do carnaval 2014, tem que ler até o fim.

PALHAO~1 (1)

Para tentarmos entender o motivo, ou os motivos da mudança do percurso oficial do carnaval deste ano (2014), na minha opinião, deveremos voltar um pouco na “fita do tempo”. Gostaria que os internautas do Blog do Pilako, para melhor compreensão deste artigo, ora confeccionado, lessem atentamente o documento abaixo, emitido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte no ano de 2011 onde, naquela ocasião, também houve uma mudança no percurso.

Oficio 2011

Após a leitura do documento acima, quero chamar a atenção para alguns pontos:

1º- As obras da Praça da Matriz foram iniciadas na semana que antecedeu  as eleições para governador, senadores, deputados federais e estaduais, ou seja, outubro de 2010. Naquela ocasião, segundo comentários, as máquinas começaram os serviços por sugestão do deputado Henrique Queiroz para que  se causasse, com aquela ação, um “impacto eleitoral” já que o mesmo estava sendo apoiado, “pelo menos da boca pra fora”, pelo prefeito Elias Lira.

2º Uma vez a obra da praça iniciada e depois paralisada, o fechamento com os tapumes só veio ocorrer depois das festividades do Padroeiro Santo Antão, praticamente, “em cima” do carnaval daquele ano (2011).

3º- Segundo o documento emitido pela referida secretaria (Doc. acima) e assinado pelo então, e atual Secretário, Paulo Roberto, trazia como motivo para a pontual mudança, o “alerta” do comando do 21º Batalhão da Polícia Militar no quesito SEGURANÇA, e que a solução seria “momentânea e transitória”, em virtude das obras da referida praça, assim como, ainda segundo o documento, “não era a mais desejada”.

Muito bem, resultado disso: o prefeito na semana pré-carnavalesca, ignorou o documento emitido por Paulo Roberto e passou a máquina nos canteiros em frente ao Fórum, na Avenida Silva Jardim, e os blocos que saiam do livramento, a exemplo da “Girafa” continuou saindo de lá. O documento assinado por Paulo Roberto perdeu seu efeito, quanto ao local de saída dos blocos de trio, já com relação a não  passagem dos blocos com trios pelo o entorno da praça ficou  mantida.

O quer fato é que desde o carnaval de 2011 que os blocos de trio deixaram de passar na Praça Matriz, interrompendo assim, o percurso secular do carnaval da Vitória.

Já em 2012, a desculpa “esfarrapada” de Elias Lira + Paulo Roberto, para não se voltar a passar no referido local, foi a “balela” de não se danificar a praça, para assim, se tentar passar uma “imagem” que o prefeito era um gestor muito zeloso com as coisas públicas. Como podemos observar, este foi o primeiro “golpe” dos nossos governantes na direção do seu plano de querer “monopolizar” o carnaval secular da Vitória.

O novo percurso, mesmo sem contemplar a Praça da Matriz, manteve sua logística de não haver, entre as agremiações, longos encontros frontais, ou seja, os desfiles fluíram  naturalmente.

paulo

Para o carnaval 2014, o Secretário Paulo Roberto trouxe a notícia para os membros da ABTV (Associação dos Blocos de Trios da Vitória) que a Promotora não iria permitir que as agremiações desfilassem em ruas que abrigassem hospitais. Na ocasião, inclusive, propôs aos diretores dos blocos que todos começassem suas apresentações na Praça 3 de Agosto, também conhecida como “Praça do Jacaré”, mais precisamente em frente a casa do senhor Paulo Ferrer (Paluca).

O curioso disso tudo é que nesse ínterim, as duas Praça – 3 de agosto e do Anjo – foram fechadas com tapumes (telhas), assim como lá em 2011 como  aconteceu com a Praça da Matriz, bem próximo as festividades MOMESCAS.

Ora… como é que Paulo nos propõe sairmos de um lugar que estava prestes a entrar em obra? Maldade ou desinformação?

Depois de participar, junto com Charles Romão e Demetrius Lisboa, de duas reunião na promotoria da Vitória com membros da polícia, prefeitura, ACTV e a própria Promotora, é que pude chegar a conclusão que todo interesse da Prefeitura, no carnaval 2014, era “ativar” o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, independente do andamento do carnaval como um todo.

Se observarmos atentamente para as “novas” medidas impostas estes ano, onde duas praças no bairro do Livramento foram isoladas com tapumes, que diga-se de passagem: ponto natural de convergência de foliões. Vale lembrar também que se aniquilou o Polo de animação da Duque de Caxias, tradicional “Quartel General do Frevo”. A “escolta policial” em cima das agremiações para que não se permitisse fazer qualquer paradas nos seus desfiles, forçando assim, uma velocidade nunca vista nos cortejos, podemos chegar, de maneira rápida à pelo menos uma conclusão: o conjunto destas medidas, certamente, tiveram como objetivo fazer com  que os foliões fossem OBRIGADOS, mesmo sem querer,  a se dirigirem ao Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, aliás, anunciado, de maneira antecipada pelo Secretário Paulo Roberto, como a grande “APOTEOSE DO CARNAVAL VITORIENSE”.

patio

Não se pode mandar na vontade do povo. O carnaval é uma festa popular onde as pessoas são livres para ir e vir. Não podemos, de maneira alguma, querer tratar foliões como “bois a caminho do curral”. O carnaval da Vitória sempre teve seus polos naturais e não se deve, por ocasião alguma, se mutilar as tradições por conta de uma vontade política para tentar marcar, com uma mudança, uma gestão governamental.

ATHAYDE LOPES - Trazendo a boiada - Óleo sobre tela - 50 x 70

Por conta  desta “equação” mal pensada e conduzida arbitrariamente, onde revelou-se   autoritária e antidemocrática, os nossos governantes estão amargando os piores índices de rejeição que se tem notícia em um carnaval na República da Cachaça.

Gostaria,  inclusive,  de alertar aos diretores das agremiações e foliões em geral, que, no meu modesto entendimento, o prefeito Elias Lira + Paulo Roberto, após a conclusão da obra das praças no bairro do Livramento, vão querer, mais uma vez, botar esta “conversinha”, assim como aconteceu na Praça da Matriz, que os clubes e os folões NÃO devem mais brincar carnaval no bairro do Livramento para não “DESTRUÍREM” as novas  praças reformadas.

Não podemos aceitar calados este tipo de expediente de qualquer governante, seja ele quem for. Portanto, para encerrar, gostaria de dizer aos internautas, que irei “brigar”, juntos com os carnavalescos e foliões de verdade, para o que o desfile das festividades MOMESACAS  da minha terra voltem a ser como era antes, ou seja, contemplando as praças da Matriz e do Livramento.

4 pensou em “Para entender a mudança no percurso do carnaval 2014, tem que ler até o fim.

  1. Bom dia.
    Preciso de um esclarecimento para poder entender e acompanhar o andar da carruagem. Os trios não podem passar pela praça da Matriz de Santo Antão, por causa da multidão que arrastam que a qual danificá-la. Correto ? Sim ou Não ? Esta é a primeira questão.
    Quem arrasta mais foliões o É Tesão ou o Bloco da Saudade ? O Barriga d´Água ou a Girafa ? Invertam as questões e os personagens. A Girafa e o Bloco da Saudade tem seus foliões, relativamente, contidos por cordas. Os foliões do Barriga e do É Tesão estão soltos e brincam descontraídos. Estes dois passam pela Matriz? Creio que sim……. Não adianta perguntar mais nada, já começo a entender. Foi sem querer, querendo!!!
    Outro assunto que foge ao tema, mas que todavia foi abordado dentro do tema carnaval. Pilako, a promotora manda ou não manda? O Ministério Público tem força e autonomia, ou não as tem? O Ministério Público tem força para limpar a 13 de Maio, a praça da Bandeira e a rua da farmácia do senhor Rochinha, ou não a tem ? Tu, assim entendi, afirmaste que a Promotoria não tinha força e que quem mandava era o prefeito! Estou certo ou misturando as bolas ?
    Mais. Os comerciantes para ali funcionarem precisam de alvará ? Para ter alvará precisam de licença do Corpo de Bombeiros ? Por que a Promotoria não solicita ao C.B. a suspensão de autorização, baseado na falta de segurança ? Não me venhas dizer: pergunte a eles ? O formador de opinião, o comunicador, o blogueiro, o carai de asa és tu! Responde-me (imperativo do verbo responder) estas questões, por favor. Quero falar, escrever, sugerir com base para não cometer injustiças e sair afirmando asneiras. Se tiveres de responder que seja através do blog para eu ter fundamento. Tua voz é respeitada na cidade e há indivíduos que temem tua caneta.

  2. Pingback: Internauta Professor Pedro Ferrer comenta sobre mudança no percusso | Blog do Pilako

  3. Pingback: NO CARNAVAL: TUDO É PROIBIDO. NA FESTA DA INAUGURAÇÃO DO COMITÊ: TUDO É LIBERADO . | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *