Para tratar de um assunto comercial com o amigo Paulo Freitas, estive, semana passada, em um dos seus estabelecimentos comerciais. Após um agradável bate-papo com Paulo, aliás, peculiar à sua pessoa, comentei sobre a vista panorâmica, tendo como ponto de referência o primeiro andar da sua loja, no sentido da Praça 13 de Maio, Mercado de Farinha, Praça Duque de Caxias, Açougue da Carne e o Prédio do Cibrazém.
Durante alguns minutos, apesar da diferença de idade que nos separa, falamos, de maneira saudosista, da importância daquele lugar para a economia da cidade, do potencial turístico ali abandonado e sobretudo, do estado de FAVELIZAÇÃO em que se encontra.
Muito bem, diante daquelas imagens, típicas dos cortiços africanos do século 18, foi impossível não registrá-las. Sendo assim, ao decorrer desta semana, irei, mais uma vez, trazer matérias atinentes à BAGUNÇA E A ESCULHAMBAÇÃO ali reinantes.
Velho sonha e eu continuo sonhando. Nossos gestores não tem sensibilidade e pensam inversamente a nós pobres mortais. Repito Pilako, lembra-se: “de que vale uma rede armada com tantos sonhos perdidos”. Aliás, por onde anda a promotora que disse que ia retirar a feira? A doutora recuou? Continuo confiando nela, só que entrou num mutismo…….. Por que a imprensa blogista, silenciou? Dias atrás só se falava em retirar a feira , limpar a 13 de Maio, humanizar a Bandeira e agora? Tudo não passa de retórica, blá…blá…blá, poesia, frases feitas, construções literárias bonitas e a cidade se acabando…
Pedro Ferrer
Infelizmente a matéria mostra a realidade que acontece em nossa cidade. Vitória de Santo Antão, considerada uma das cidades polo do interior de Pernambuco, continua com um centro totalmente sucateado. Recentemente falei com um lojista dessa área que me confidenciou da preocupação dele com essa situação, inclusive havia sido alertado por uma equipe do corpo de bombeiros dos riscos que todos ali corriam no caso de incêndio ou em outras emergências. Comentou também do receio de vários lojistas, com a inauguração do shopping, com o enfraquecimento do comércio no centro. Pois como não há local para estacionamento, acesso livre, além dos riscos, existe a probabilidade de muitos consumidores migrarem suas compras para o shopping pela infraestrutura e segurança oferecidas. Há pouco tempo, a cidade de Abreu e Lima inaugurou um novo centro de compras (às margens da BR 101 norte) com local adequado para a feira, área de alimentação e estacionamento com 400 vagas. Nossa cidade poderia seguir esse exemplo e ampliar o centro comercial para a nova BR 232, revitalizar os mercados públicos e outras medidas. Mas é necessário que a atual gestão municipal viabilize esse projeto e atue concretamente para mudar essa triste situação.
Pingback: Professor Pedro Ferrer acredita na Promotora de Justiça | Blog do Pilako
Pingback: Vitória: Políticos descompromissados, cidade esculhambada. | Blog do Pilako
Pingback: Internauta Rogério Albuquerque comenta matéria do Blog | Blog do Pilako
Pingback: Vitória: Políticos descompromissados, cidade esculhambada. | Blog do Pilako
Pingback: Vitória: Políticos descompromissados, cidade esculhabada | Blog do Pilako