DOIS ANOS DEPOIS…

Hoje, 29 de julho 2013, irei replicar uma matéria postada exatamente há dois anos (29 de julho de 2011). Parece brincadeira mais não é. Dois anos depois a matéria continua atualizada.

cima2

Em nossa cidade, a falta de visão faz com que os gestores trabalhem em prol de interesses pessoais, esquecem que um dos maiores valores de um povo é a sua história. Vitória deveria ser uma cidade turística, tamanha a sua riqueza para a história de nosso Estado, mas, o que vemos por aqui  é a inoperância dos  nossos gestores. A exemplo, da série de postagens que publicamos sobre a situação lamentável em que se encontra o Monte das Tabocas.

Há pouco, registramos uma foto da Antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça Leão Coroado. É no mínimo vergonhoso o fato de que a nossa história, junto com os prédios históricos,  estão sendo deteriorada pela falta de interesse dos gestores municipais. A Estação Ferroviária é um  lugar  que conta um pedaço  importante da nossa história, da história de nossos pais e avós. Hoje, vejo o contra-senso: o prédio serve como sede à Secretária de Turismo, Cultura e Esportes que como guardiã, está pecando por não aproveitar do espaço como um grande ponto turístico (como fazem em Gravatá e Garanhuns) e pior: pecando pelo desinteresse em manter vivo o sentimento de preservação histórica entre nossos jovens.

A antiga Estação vivia melhor nas mãos da Cia dos 10, companhia teatral que durante muito tempo deu vida àquele espaço, transformando-o  num centro cultural, com apresentações teatrais, lançamentos de livros e outros eventos musicais.

Leia a matéria: Patrimônio histórico é esquecido

Pois bem, no dia 05 de setembro de 2012 os nossos  gestores incomodados com a nossa denuncia resolveram fazer uma GAMBIARRA para amenizar a situação.

Leia a matéria: Amigo Paulo, nada mudou na Cultura Vitoriense.

Pois bem, hoje (29) a GAMBIARRA (um pano branco) já deu o que tinha de dar. Já em relação ao respeito com o nosso patrimônio cultural a situação é a mesma.

estacao2

Elias Lira e Paulo Roberto deveriam usar os meios de comunicação da cidade para pedir desculpas à população vitoriense. Sobram-lhes ARROGÂNCIA e PREPOTÊNCIA. Faltam-lhes sensibilidade e humildade. Sobram-lhes INDIFERENÇA e DESRESPEITO. Faltam-lhes comprometimento e espírito público.

Apenas a titulo de sugestão, os “entendidos” da Prefeitura deveriam acrescentar mais uma pasta na  secretária comandada por Paulo: Secretária de  Cultura, Turismo, Esporte e  da CARA DE PAU.

paulo-avoz-

Foto: A Voz da Vitória

3 pensou em “DOIS ANOS DEPOIS…

  1. Realmente é de lamentar o descaso com a nossa história.

    Segue texto abaixo:

    Relatório apresentado pelo IPHAN em 2010 mostra que o conjunto ferroviário em Vitória de Santo Antão é composto por Estação, Armazém, , pátio, caixa d’água, sanitários, alojamento, garagens de troller, giratória, viaduto e ponte-gaiola, Está situado entre as praças Leão Coroado e 03 de Agosto.

    Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcp_pe/vitoria.htm

    A giratória já não mais existe, os alojamentos nem se fala, a caixa d’agua hoje é um bar e a ponte de gaiola totalmente esquecida. Pilako, tenho pena de meu filho que irá crescer sem conhecer nem 5% do que foi Vitória de Santo Antão no passado.

  2. Paulo Roberto fez o maior escarcéu para tirar dai a Professora Ciristina FRancelino e a Companhia do 10, e agora deixa o prédio chegar nesse nível???
    paulo vc se diz tão defensor do que é nosso, e porque em nome do seu amor por Elias Lira vc assume esse ônus todo???
    Todos os dias vc é escrachado porque o prefeito parece que quer te queimar, te inviabilizar politicamente….Amigo assuma sua grandeza e saia desse grupo que te ofusca; lance seus vôos de forma livre e independente, por favor! Ai vc será apenas mais um medíocre tipo Ozias Valentim, Roberto Bezerra, Henrique Filho (que não sabe o que é trabalho), Carmem Lúcia, Sônia, DEmetrius Ribeiro (que toda a sociedade de vitória repudia, mas pela amizade e carinho intenso de Joaquim Lira foi feito “secretário”).
    Professor Paulo Roberto vc não precisa agir dessa forma querendo mostrar que é o mais fiel a seu Elias Lira, vc, repito, tem potencial (mesmo que as vezes não controle a arrogância e a vaidade) para criar seu próprio grupo politico. Lembre-se boa parte da vitoria desse grupo dependeu de vc, e em troca só lhe deram míseros cargos ( se bem que os mesmos desoneraram a folha de pagamentos da Facol, mas é muito pouco para vc, amigo) e os mesmo em nada lhe aumentam, só te diminuem tenha certeza.
    Veja: quem será o candidato a deputado de “seu Elias”? o insosso Henrique Queiroz que vive das migalhas da mesa( prefeitura) do prefeito? Ou vc que sempre foi um lutador? Até agora pouco escuto falar em seu nome para candidato…porque tal rejeição? Temem seu potencial? Ozias( a eminência parda do regime) não quer? Já escuto dizer que o genro de (gravata e não o de vitoria) será o candidato! Total desmerecimento pelos daqui.
    Veja Paulo Roberto que sua vida foi pautada no trabalho, mas hj vc parece agir como um parasita ( em simbiose) de “seu Elias Lira”, tudo o que fazes é atrelado a Ele!? Elias passará e quem ficará? Vc? O Genro? o filho sensível ?
    lastimo muito que vc que de esperança tenha passado a ser decepção, medo.
    Abraços de sua amiga de longas datas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *