Patrimônio histórico é esquecido

Em nossa cidade, a falta de visão faz com que os gestores trabalhem em prol de interesses pessoais, esquecem que um dos maiores valores de um povo é a sua história. Vitória deveria ser uma cidade turística, tamanha a sua riqueza para a história de nosso Estado, mas, o que vemos por aqui  é a inoperância dos  nossos gestores. A exemplo, da série de postagens que publicamos sobre a situação lamentável em que se encontra o Monte das Tabocas.

Há pouco, registramos uma foto da Antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça Leão Coroado. É no mínimo vergonhoso o fato de que a nossa história, junto com os prédios históricos,  estão sendo deteriorada pela falta de interesse dos gestores municipais. A Estação Ferroviária é um  lugar  que conta um pedaço  importante da nossa história, da história de nossos pais e avós. Hoje, vejo o contra-senso: o prédio serve como sede à Secretária de Turismo, Cultura e Esportes que como guardiã, está pecando por não aproveitar do espaço como um grande ponto turístico (como fazem em Gravatá e Garanhuns) e pior: pecando pelo desinteresse em manter vivo o sentimento de preservação histórica entre nossos jovens.

A antiga Estação vivia melhor nas mãos da Cia dos 10, companhia teatral que durante muito tempo deu vida àquele espaço, transformando-o  num centro cultural, com apresentações teatrais, lançamentos de livros e outros eventos musicais.

6 pensou em “Patrimônio histórico é esquecido

  1. Parabéns Paulo Roberto o aprendiz do mestre.. Paulo não passa uma mão de cal em uma praça, enquanto isso.. controi mias sala pra sua Facú.

  2. Velho Casarão-Para todos os casarões em situação de abandono em várias cidades

    Velho casarão,
    Esquecido
    Na tua solidão,
    Maltratado.
    Quantas alegrias
    Tiveste no passado!
    Agora vês tuas paredes
    Cobertas pelo limo,
    Pelas ervas daninhas.
    Por ti eu rimo,
    Ah! Rimas minhas!
    Eu já até contei para um primo
    Da imponência que tu tinhas.
    Agora infelizmente estás doente,
    Já morreram teus primeiros donos,
    Estás no abandono.
    Hoje não te tratam com respeito,
    Mas tenho um sentimento
    No meu peito,
    De que se algo for logo feito
    Ainda tens jeito.
    Ah!Casarão amigo!
    Escutem o que eu digo!
    Salvem o casarão antigo!
    Márcio Rodrigues-Belém-Pará-24/04/2012

  3. Pingback: DOIS ANOS DEPOIS… | Blog do Pilako

  4. Se não fosse pelas fabricas que tem chegado em vitória, eu diria que vitória estaria na idade da pedra, se não fosse pela grande quantidade de jovens que foram e estão indo buscar conhecimento fora, eu diria que vitória iria acabar, sem desprezar o que é nosso. Vitória esta precisando urgente de uma boa dose de cultura.

  5. O viaduto de Lídia Queiroz que deveria ter canteiros com palmeiras imperial e bem iluminado, pelo fato de ser uma entrada da cidade.
    E o viaduto do santa cristina? que bela entrada! que cartão!
    Toda a avenida Henrique de Holanda ser iluminada, desde a entrada na chegada de Recife até o cajueiro. Vitória é uma das cidades mais desorganizada do interior de pernambuco. Mas eu tenho esperança!!

  6. bando de incompetentes tenham vergonha na cara,
    vocês tiveram mais de 36.000 votos , respeitem
    os seus eleitores.
    esse blog vem contribuindo muito para a organização
    dessa cidade e vocês só trabalham depois que o blog
    mostra.
    esse blog merece ser pago pela prefeitura, pois é o
    melhor fiscal que temos na nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *