E vai rolar a festa…


Saindo dos cochichos e das rodas reservadas, o prefeito vem sofrendo pressão abertamente da comunidade católica, liderada pelo o respeitado Padre Renato, com relação a polêmica em torno da construção de uma caixa d´água na Praça da Matriz. Elias, que se deixou levar pela sugestão do deputado Henrique Queiroz de começar a reforma da praça as vésperas das eleições (2010) para causar impacto, só fez angariar desgastes com a obra. O que seria, na sua imaginação, um grande trunfo para ser capitalizado em duas eleições, acabou sendo um enorme abacaxi, que por sinal, o prefeito, está no “paredão” do calendário da Rede Globo, marcado para entregar a Praça pronta no próximo dia 15 de dezembro.

Muito bem, assim como fez Aglailson, que massacrou as pessoas (por mais de um ano) o quanto pode com as obras da Avenida Mariana Amália, e quando retirou os tapumes entregou à população uma bela porcaria, a gestão do Governo de Todos, de forma equivocada investiu em um modelo de praça que priorizou as barracas e os bares, criando assim, uma perspectiva de transformar o pátio da Matriz em um grande pagodão ao ar livre.

Não seria nenhum absurdo pensar, ou até, esperar pra ver a praça ser tomada por festas financiadas por fornecedores de loló, tocando músicas das bandas Garota Safada, Calcinha Preta, Nêga do Babado e o funk da Valesca Popozuda, em plena noite de sábado ou nas tardes de domingo, só que agora terá uma infraestrutura melhor, com bares, banheiros e caixas d´água. Acredito eu, que não era esse tipo de reforma que a comunidade esperava. Fica a pergunta no ar: quem vai ganhar a queda de braço sobre a caixa d´água, o Prefeito ou o Padre junto com a comunidade?

44 pensou em “E vai rolar a festa…

  1. MINHA GENTE, ISTO QUE LI ACIMA É UM ABSURDO O MIN. PÚBLICO PERMITIR A CONSTRUÇÃO DE CAIXA DÁGUA DENTRO DO ESPAÇO DE LAZER DAS FAMÍLIAS, DESCARACTERIZAÇÃO DA PRAÇA DESDE SUA FUNDAÇÃO .
    ISTO É UM ATO ESTÚPIDO, IMBECIL, PARTIDO DE MENTES POUCO PREOCUPADAS COM A HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE.
    ESTOU EM ESTADO DE REPULSA, INDIGNAÇÃO, DESNORTEADO.
    ALGUÉM PRECISA ENTRAR COM UMA AÇÃO NA JUSTIÇA PARA A DERRUBADA DESTE DESEQUILIBRIO FÍSICO .

  2. Não podemos esperar mais nada de um cidadão desesperado a essas horas pois sabe que o seu julgamento a cidade ja deu.
    Horrivel este “monumento” em plena praça, onde tantas historias ja nos deu, parace ate um orgão sexual.
    Nòs moradores da matriz devemos nos unir e fazer um movimento pedindo a destruição disto ai.
    Vamos nos organizar.

  3. Esse prefeito junto com seus vereadores são todos formados de frases vazias, e esse Henrique queiroz nunca fez nada p vitória nem vai fazer agora, ainda bem q vai se candidatar p prefeito de passira e deixar vitória em paz.

    • Muito bom esse video! Recomendo que todos assistam e reflitam. É o mesmo sentimento que tenho com relação aos políticos da nossa cidade. Poderíamos substituir a bandeira do Brasil pela bandeira de Vitória, e o resultado é o mesmo.

  4. Pelo que está se desenhando nesta praça, ela será um autêntico “pega-bebo” a céu aberto, quando deveria ser um ambiente exclusivamente familiar. Já tem muitas praças “pega-bebo” espalhadas pela cidade. Pelo menos essa deveria escapar, mas pelo jeito, não vai.

  5. Tudo bem senhor j.s machado e jordania vamos nos unir e mandar derrubar a caixa de agua e isso que Vcs querem,sou morador da matriz de verdade moro ao lado da praça e quando as pessoas que usarem o banheiro que já era imundo vamos utilizar o que ? e as plantas vamos colocar o que pera ela? e a higiene dos bares vai ser feita com o que mesmo? parem com isso chega de demagogia se preocupem com coisas que tragam melhorias pra nossa cidade e não passar o tempo todo postando comentários preconceituosos…

    • sr. Carlos Campo, eu não emiti nenhuma opinião a repeito da caixa d’água. Aprenda a ler direito e a avaliar os comentários alheios. O que de fato sou radicalmente contrário é aos bares que serão instalados na praça. A praça e nem a populaçao de caráter familiar serão beneficiados com isso. Portanto, releia meus comentários com mais atenção, e aí sim, você pode discordar das minhas opiniões, sem nenhum problema.

      • pior que uma praça com bar e caixa de agua e os amigos de pilako ou ele mesmo q faz os comentarios groseiros e sem noçao em nome de(jordania e j.s machado) parabens a Elias pela iniciativa. 2012 e 25 denovo…

        • Jairo, por gentileza, leia a resposta que dei so Carlos Campo, pois também estou te respondendo. Só uma dúvida minha: será que se Elialira não for reeleito em 2012 você perderá alguma boquinha ou benefício pessoal?

      • Sr.machado estamos comentando sim, a materia a respeito da caixa dagua Da praça da matriz vc e quem nao notou pois acompanho o blog e seus comentarios e sempre contrario as iniciativas do poder publIco vitoriençe,quanto Aos pega bebo feito vc falou o que faser entao com as familias de propietarios de bar e lanchonEte que ali trabalhao…

        • Carlos, eu não sou contrário à caixa d’água, entendeu? Não tenho nenhum grau de relacionamento pessoal com o Pilako, mas conheço ele de vista e aqui pelo blog. Não considero o Pilako nenhum santo ou salvador de Vitória. Neste blog tenho liberdade prá expressar minhas opiniões, e você e qualquer pessoa também pode, e isso não é possível nos canais de comunicação geridos pelos coronéis de Vitória, exceto quando são bajulações a eles. Realmente meus comentários são combativos ao poder público, mas são verdadeiros ou não? Com relação às familias dos donos dos bares, deve se fazer a mesma coisa que a prefeitura fez com as dos mototaxistas que não foram licenciados, ou dos funcionários aprovados em concurso que o prefeito tentou demití-los, ou seja: a lei e a ordem acima de paternalismo.

    • PELO O QUE EU SEI A PRAÇA É EXCLUSIVA PARA O ENCONTRO DE FAMÍLIAS, AMIGOS, CRIANÇAS, NO INTUITO DE REFLEXÃO, BRINCADEIRAS, DESCANSO; CORETOS PARA CONTEMPLAÇÃO E VIVENCIA DA CULTURA REGIONAL E CULTURAS DE OUTROS PAÍSES.
      TAMBÉM É O ESPAÇO PARA SE REVIGORAR O ESPÍRITO ATRAVÉS DA AUDIÇÃO DA BOA MÚSICA AO VIVO (ENTENDA BEM : “MÚSICA DE QUALIDADE”)
      A PRAÇA NÃO É LOCAL DE BARZINHOS, NEM TÃO POUCO DE BANHEIROS.
      A PRAÇA DA MATRIZ ESTÁ TOTALMENTE DESCARACTERIZADA DA SUA FUNÇÃO E PRINCIPALMENTE À PRIORI DE SEU LAYOUT, CONFORME SUA CRIAÇÃO.
      É BOM LEMBRAR QUE A PRAÇA DEVE TER NO MÍNIMO 80% DE ESPAÇO COM ARVOREDO.

      • Jordania, permita-me discordar de um ponto de sua opinião. Eu acho que a praça deve ter banheiros sim, e também reservatório de água. As pessoas e famílias que frequentarão a praça precisarão deles. Pena que teremos que compartilhar o uso com os frequentadores dos pega-bebos instalados naquele lotcal.

  6. O ser humano é difícil de ser compreendido, pois se neste projeto da praça nao existisse banheiro, reclamariam que o pessoal iria continuar urinando no coreto da praça do rosário (como sempre foi feito). Como o projeto tem banheiro e infra-estrutura legal, estão reclamando. E o Sr. Pe. Renato e a comunidade da Igreja da Matriz reclamando que a caixa está tapando a visão da igreja. E as antigas arvores da praça será que não tapavam a “visão” da igreja. Enfim… nem Jesus agradou a todos quem dirá uma praça!

  7. deveria se impetrar um ação civil pública em defesa do patrimônio publico, e em defesa da paisagem. tal obra é uma agressão a visibilidade da melhor obra arquitetônica de nossa cidade; a Igreja da Matriz!
    só na cabeça de medíocres como Elias e henrique Queiroz ( e acessores) tal coisa pode existir.
    temos um templo imponente, belo e uma construção que nos privar disto?
    já vi que a união das cores verde-amarelo são destrutivas para vitória.

  8. Amigos essa reforma da praça da Matriz virou piada. O vereador “falante”, Pedro Queiroz, disse que Elias ficará marcado por ser prefeito de uma obra só. E que “obrada”. Aquela caixa d’água está ridícula. Por que não fizeram uma cisterna?? E alguém sabe o material que a prefeitura usa nas ruas? Acho que é Sonrisal porque não pode ver água que desmancha. Enfim, uma simples reforma de uma praça em Vitória demora mais de um ano. Imaginem se fosse uma obra complexa. Mas a culpa não é de Elias, é de quem vota nele. Infelizmente o povo não sabe a força que tem. Acorda povo!!!!!

  9. Concordo com o Sr. carlos esse pessoal faz tempestade em copo de agua,e pessimista e critiqua tudo,nunca fiseram nada por nossa cidade e tavam acostumado com o tempo do coronel que perdeu a ultima.

  10. Gente todo mundo sabe que praça é um lugar de lazer e hoje mais que nunca ligado a saúde ao bem estar, onde se precisa de locais específicos para a prática de atividades esportivas. até ai tudo bem. A contradição é vender espetinho de carne com bacon, cerveja e aguardente. Se alguém de vocês conhecerem outro lugar (cartão postal) no Brasil que isso acontece favor me informe regulamentado dentro do espaço público me avisem. O poder público deve dar o exemplo, inclusive o Ministério da Saúde recomenda campanhas a respeido do uso indicriminado do alcool inclusive para crianças e adolecentes.

  11. Concordo plenamente com o pensamento do nosso amigo Helder. E lembro ainda da “finada” praça da Bandeira que por sinal, eu vim saber um dia desses que ali existia uma praça!

  12. Não dar pra acreditar que ainda existe pessoas com tanta ignorância como este Vitórienses que comemtaram aqui. Vocês já foram em praças ou parques publicos em recife?? Neste locais modernos todos tem banheiros e caixas d’agua para poder aguar as plantas e limpar os banheiro como parque dona lindu em Boa viagem. Mas realmente nunca existiou praças bem floridas e tão, mas se preparem que está vai ser para arroia a boca de vocês.
    Parem de querem manchar um trabalho bem feito e moderno do prefeito.
    Toda cidade tem benheiros publicos e Vitória não pode ter é??

    • Amanda, entenda que o questionamento quanto à caixa d’água é meramente estético e eu não vejo isso como problema e como motivo prá grandes polêmicas. O grande problema é a existência de pega-bebos dentro da praça, e não venha me dizer que as boas praças que você conhece tem isso nelas. Observe praças elogiáveis pelo Brasil a fora e veja se tem bares dentro delas.

  13. Concordo com amanda, quer dizer que estava otima a antiga praça neh??
    Aja mentes atrazados ou que tão querendo fazer politicagem. Engraçado que este mesmo blog já fez material que estava se acabando as festas de Vitória e os jovens não tinham opção de laser. Não tenho aminesia, mas para fazer politica tem que arrumar alguem defeito.
    Ninguém é perfeito e nem agrada todo mundo, acho certo falar do que realmente tá ruim como buracos e etc, mas inventar coisas para o que está moderno é só querer fazer politicagem baixa.

      • Não vão ser bares mas quiosques, igualmente a avenida boa viagem, avenida da praia de copacabana e etc. São quiosques que vende de tudo inclusive bebida sem nenhum problema que atrapalhe estes cartões postais.
        Pra vc ter ideia os quiosques da praia de copacaba é tudo padronizado com patrocinio da skol.

  14. Praça com bares e moderno e limpo é bom e gera emprego, sou a favor dos bares na praça e sou solidário com Mario de galeto, dona Creusa e todos os donos de bares que ali ganhão o pão de cada dia quanto a esse machado e Jordânia devem ter alguma promessa do ex prefeito qual o nome dele mesmo? ou promessa de emprego,pois só os dois criticam tanto a prefeitura aqui.

  15. Elias Lira se terminasse sua gestão e não fisese nada para mim já tava bom, pois foi ele quem trouxe de volta a essa cidade a liberdade de expressão, onde hoje podemos todos criticar da opinião ser contra e ate falar mau,antes era todo mundo cochichando com a mão na boca com medo de ser pego falando de zé do fogo que por sinal e ficha suja e quer voltar a prefeitura, quanto a esse J.S Machado deveria arrumar então um emprego pra cada proprietário de bar da matriz se groso.

    • Sandrelle, essa prática de ficar arrumando empregos prá os outros é arcaica e danosa à sociedade. Aqui em Vitória é bastante praticada e defendida por Elias, Henrique e Aglailson, assim como seus seguidores. E me desculpe se lhe pareci grosso, pois não foi minha intenção.

  16. É muito difícil debater assuntos da coletividade com pessoas que tem interesses pessoais e gozam de favores de políticos que adotam a cultura paternalista. Prá estes a paixão prevalece sobre qualquer razão.

  17. Bora para de desespero e politicagem baixa, democracia é dar ideias concretas como seria e não falar várias coisas para confundir o entendimento do povo ignorante.
    Este projeto da praça foi mostrado desde o dia 01 de outubro de 2010 quando começou a derrubar a praça,
    não é novidade para as pessoas bem informadas e não ignorantes, que viu a maquete como seria a praça e com certeza padre Renato sabia como iria ficar, acho pecado gravissimo mentir e colocar um nome de um padre.
    Sou católica da igreja da matriz e não vejo estes comentarios lá.
    Isso é uma palhaçada querer colocar o nome da igreja em politicagem enganadora e que quer iludir o povo com conversas sem lógicas práticas, vou falar com padre renato
    para entrar com uma ação contra o blog.

      • Acredito que na secretaria de obras ou em algum lugar da prefeitura,
        esta maquete foi mostrada na ordem de serviço de começo da obra,
        não vá pensar q sou babona do prefeito mas gosto de falas das coisas tendo fundamentação e não
        tendo suposiçoes.

    • OLÁ CARLA!!!!

      SABE ME DIZER SE A POPULAÇÃO MUNÍCIPE FOI CONSULTADA PARA APROVAÇÃO OU DESAPROVAR ESTE PROJETO???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      • Na sala da secretaria de obras e na paroquia do matriz existem maquete do projeto inicial que sofreu algumas mudanças para melhor adaptação da população, sem duvidas nenhuma e uma mega obra jamais vista por sua complexabilidade passa la e da uma olhada e porque ninguém aqui deu opinião na reforma da praça do livramento que durou 2 anos ou na da avenida que também foram mais 2…

        • Ninguém do povo foi ouvido nessas reformas (incluindo a da Matriz) e as obras ultrapassaram e muito o prazo de conclusão por razão dos governos de ambos os coronéis seguirem a mesma cartilha. A resposta é muito simples, Marivaldo. Só quem vê alguma diferença entre dois coronéis é quem recebe favores pessoais de um ou de outro. Na cidade de Paulista-PE o prefeito de lá, ANTES de reformar uma grande praça fez um plebiscito, e com sobra, o povo optou pela retirada dos pega-bebos que já haviam dentro da praça antes da reforma, e até hoje (mais de 10 anos) está assim. A praça ficou excelente.

  18. Frequento todos os trabalhos na igreja e sou amiga de padre RENATO nunca ouvi ele questionando nenhum projeto da praça quanto a o responsável senhor pilako saiba que vou informar a ele que você esta usando o nome da igreja para criar polemica no seu blog.

  19. Sou frequentador da paroquia de santo antao e pelo que sei
    existe uma maquete em um sala da igreja, onde a populaçao pode ir ate la
    e verificar o projeto
    que na minha opiniao nao é mais o inicial em virtude de varias mudanças.

    Praça bonita vai ficar,
    mas vai ser uma anarquia e uma bagunça danada
    vai ser bom durante a missa, vou ter que ter muita concentração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *