Por ocasião da passagem dos 130 anos de nascimento do doutor Célio Meira, ocorrido no domingo, dia 23 de março (2025), realizamos mais um conteúdo do nosso quando Corrida Com História.
Batizado Ceciliano, o mesmo adotou o nome social de Célio Meira. Nascido numa casa, localizada no Canal da Mangueira, num sábado, exatamente no dia 23 de março de 1895, ele foi o caçula dos 3 filhos de Antônio e Maria José.
Estudioso e aplicado, aprendeu as primeiras letras em nossa cidade para depois de notabilizar como advogado, professor, promotor de justiça, escritor, pesquisador e poeta. Com sua pena, foi colunista de vários jornais da capital e também com quase todos os jornais locais do seu tempo. Também deixou sua marca num conjunto de revistas do Instituto Histórico local.
Falecido de maneira trágica no inicio da década de 70 (1972), o antonense Célio Meira foi o primeiro e único intelectual da República das Tabocas a sentar na cadeira de presidente da APL – Academia Pernambucana de Letras.
Além de espaço destacado no Instituto Histórico da Vitória, o mesmo, na atualidade, empresta seu nome a uma rua no bairro do Cajá e é patrono da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência.
Veja o vídeo aqui: https://youtu.be/xa76yY-KEhk?si=PR_Ty5F0sZwOf-pO