Corrida Com História – a origem da “Festa do Livramento”…

Na Vitória de Santo Antão do inicio do século XX, o meio de comunicação de massa mais usado era o jornal impresso. Dessa forma, o importante “O Lidador” chamava a atenção das autoridades e dos religiosos para a precária situação do telhado da então Capela de Nossa Senhora do Livramento.

Interditada pera celebrações, meses depois, exatamente no dia 16 de novembro de 1907, às 8:30h – há exatos 116 anos –  a “cidade ouvia o estrondo”. O alerta virou realidade!

Com muita dificuldade financeira, os dirigentes religiosos começaram uma mobilização na comunidade para soerguer o templo religioso que durou cerca de 5 anos.

Em 1912,  festeja,  triunfante,  toda comunidade católica, sobretudo os ligados à “Irmandade do Livramento”, com a “Festa da Cumeeira” a reabertura da capela aos fiéis.

O referido evento – Festa da Cumeeira – marcou, definitivamente, um novo tempo para os católicos da Vitória de Santo Antão, isso porque foi a origem da tradicional Festa do Livramento que conhecemos nos dias hoje e, diga-se de passagem, chegando, em 2023, à 111ª edição. Corrida Com História….

Veja aqui o vídeo: https://youtube.com/shorts/r12CO8cM4xg?si=G3mc2Ei7PWz5Z3sQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *