Eunice de Vasconcelos Xavier: centenário do seu nascimento!!!

Em ação conjunta da família  “Vasconcelos Xavier” e do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória comemorou-se, no domingo (29), a passagem do centenário do nascimento da professora Eunice de Vasconcelos Xavier – presidente do nosso  Instituto Histórico por duas décadas (1990/2010).

O auspicioso acontecimento contou com programação religiosa, solene e festiva. A partir das 9h, missa na Matriz de Santo Antão. Às 10:30h,  Sessão Solene no Teatro Silogeu e,  logo em seguida, coquetel nas dependências da “Casa do Imperador”.

Antonense da “gema”, a professora Eunice nasceu no dia 03 de outubro de 1923, na Rua Joaquim Nabuco, 207 – bairro da Matriz. Estudou no Colégio Nossa Senhora da Graça e no mesmo educandário  iniciou suas atividades no magistério.

Católica fervorosa, durante muitos anos foi integrante da Pia União das Filhas de Maria. Com o doutor Aloísio de Melo Xavier, em 06 de outubro  1946, contraiu matrimônio e teve 06 filhos: Maria Eunice, Maria de Fátima, Maria da Graça, Frederico José, Gustavo José e Aluísio José. Ela Faleceu,  no Recife, em 27 de junho de 2015, mas encontra-se sepultada no seu torrão – Cemitério São Sebastião.

Em uma determinada quadra da sua vida, em função da profissão do marido (juiz de direito) e da priorização dos estudos dos filhos, mudou-se para a capital. Mas nunca deixou órfão sua terra da sua presença nas mais diversas ocasiões, inclusive mantendo aberta as portadas da sua casa  – Em Vitória de Santo Antão – até os últimos dias de vida.

De perfil conciliador, Dona Eunice viveu guiada pela voz do coração sem nunca haver perdido a lucidez,  nas oportunidades em que esteve nas encruzilhadas da vida. Foliã das mais animadas,  era uma espécie de  embaixadora do nosso Clube de Fado Taboquinhas e também foi homenageada com música, no desfile da Agremiação Saudade, composta por Aldenisio Tavares, em 2016. 

Além da figura singular, do exemplo de matriarca e da simplicidade com que viveu,  Dona Eunice nos deixa, para os próximos séculos, a beleza do seu cativante sorriso. Parabéns aos seus familiares pelo evento, configurando-se em  mais uma prova de sintonia da Professora Eunice com sua história antenone.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *