As “almas” de Garanhuns tiveram mais sorte!!!

Por ocasião do tema – Caixa das Almas – da última edição do nosso quadro Corrida Com História, recebi bastante mensagens comentando o conteúda da mesma. Das perguntas mais recorrentes destacamos a seguinte: em que lugar ficavam as 5 caixas das almas?  Pois bem, no registro ao lado, enviado por um internauta, observamos a “caixa das almas” que ficava justamente no bairro do Dique  e que,  na gestão do prefeito Elias Lira,  foi condenada à morte. No seu lugar surgiu uma espécie de “Praça Vazia”. .
No texto, abaixo, segue uma informação da blogueira da cidade das flores – Garanhuns. De lá, a Amanda nos informa que o patrimônio da Irmandade das Almas permanece  “vivo” e ainda  na perspectiva de ser tombado pela FUNDARPE.
segue o texto da Amanda Maciel:
Você conhece a Casa das Almas?
Esse patrimônio também conhecido como Capela das Almas foi construído pelos negros escravizados em Garanhuns, mais precisamente no século XVIII para sepultamentos de seus ancestrais e práticas religiosas, ficando localizada na antiga estrada que dá acesso ao Quilombo Castainho. Devido a sua importância histórica, cultural e religiosa está em trâmite o seu tombamento pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. Apesar de reconhecimento, muitos garanhuenses não conhecem o local e por isso, resolvi compartilhar com vocês esse
breve resumo com informações do local.
Amanda Maciel – Garanhuns. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *