Distrito de Pirituba – 115 anos….

HISTÓRICO DE PIRITUBA

Pirituba, 2° Distrito de Vitória de Santo Antão – PE. Tem uma População acima de 10 mil habitantes, está localizada na Zona Rural do município, há 12 Km do centro da cidade de Vitória de Santo Antão-PE.

O Distrito PERIPERI foi criado em 15 de Junho de 1908 pela lei 168 e denominado PIRITUBA pelo decreto estadual n° 235 de 09 de Dezembro de 1938. Pirituba, ex PeriPeri era conhecido como SÍTIO PERIPERI.

Sua origem é devido há muita vegetação nativa existente na LAGOA conhecido como Periperi, Pipiri, Taboa, Tambô Tabira, Periperiaçu,Peri e Capim de esteira.
O nome PIRITUBA, é uma junção das palavras tupi: PIRI+TUBA. A primeira significa VEGETAÇAO DE BREJO e a segunda é o mesmo que LUGAR CHEIO DE PALMEIRAS.

O Periperi é uma planta palustre da família da ciperácias. Suas folhas e colmos são utilizadas no fabrico de esteira, chapéu, camisa de garrafa entre outros tipos de artesanatos. Produzem fibra semelhante a do linho e fornece celulose de ótima qualidade. PeriPeri em Tupi Guarani, significa literalmente: REGIÃO DE MUITO JUNCO, VEGETAÇÃO ALTA NOS LUGARES ALAGADISSIMOS.

Josias de Pirituba. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *