Patrimônio da Humanidade – por @historia_em_retalhos.

Da esquerda para a direita (à frente): Aloísio Magalhães, Bandeira de Melo, Germano Coelho, Amadou-Mahtar M’Bow (diretor-geral da Unesco), Barreto Guimarães e Geraldo Holanda Cavalcanti (embaixador do Brasil na Unesco).

A foto registra a visita do diretor-geral da Unesco a Olinda, em 24 de abril de 1981, durante o processo para a obtenção do título de Patrimônio da Humanidade.

Ao completar um ano de mandato, o então prefeito de Olinda Germano Coelho levou ao pé da letra o verso de Carlos Pena Filho, que diz: “É dos sonhos dos homens que uma cidade se inventa”.

E passou a sonhar com Olinda patrimônio da humanidade.

Para tanto, reuniu especialistas a fim de elaborarem um dossiê completo sobre a cidade, que foi enviado à Unesco.

O percurso não foi fácil e, nesse caminho, inúmeras dificuldades surgiram.

Em 11.12.1980, porém, um passo importante foi dado: o projeto do deputado Fernando Coelho foi aprovado e Olinda tornou-se Monumento Nacional.

Daí em diante, o entusiasmo com a ideia foi ganhando fôlego.

Aloísio Magalhães, secretário do MEC, e o embaixador Geraldo Holanda prestaram apoios decisivos, ladeados por inúmeros outros militantes da causa, conhecidos e anônimos.

Amadou-Mahtar veio a #olinda e, após a visita, afirmara que o pleito seria estudado, porém seria necessário aguardar-se o ano seguinte, quando se reuniria o comitê mundial, composto por 21 países.

Em 14 de dezembro de 1982, finalmente, a Unesco concedia a Olinda o tão cobiçado título de Patrimônio da Humanidade, passando a cidade a ser a segunda do país a ostentar a honraria.

O sonho de Germano tornava-se realidade!

Olinda passava, naquele momento, a pertencer à humanidade!

Que nesses 40 anos a cidade reflita sobre a grandeza de sua secular história, no mesmo passo em que compreenda que todo o seu acervo necessita de atenção, prevenção, estímulo à educação patrimonial e, principalmente, de uma condução técnica.

Parabéns cidade patrimônio! 👏🏼

Agradeço ao amigo @eduardo_coelho_ e à sua mãe @marthacoelhocavalcanti, descendentes de Germano, pela cessão gentil de material para pesquisa.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CmJTlLdOje5/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *