promotor de Justiça Thiago Faria Soares – por historia_em_retalhos.

Em 14 de outubro de 2013, era brutalmente assassinado, em Itaíba/PE, o promotor de Justiça Thiago Faria Soares, aos 36 anos de idade.

Thiago teve o seu carro interceptado na Rodovia PE-300, quando se dirigia de Águas Belas para Itaíba, cidade onde trabalhava, sendo alvejado com tiros fatais de espingarda 12.

Mysheva Freire Ferrão Martins, noiva do promotor, e Adautivo Martins, tio dela, também estavam no mesmo veículo, mas não foram atingidos pelos disparos.

A motivação do crime envolveu uma disputa pelas terras da Fazenda Nova.

O fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, conhecido como “Zé Maria de Mané Pedro”, mandante do crime, perdeu a posse de 25 hectares da propriedade, para a noiva do promotor, em um leilão na Justiça Federal, decidindo, então, vingar-se de Thiago, que teria ajudado a noiva na imissão na posse da terra.

Em 13 de agosto de 2014, a pedido do então Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, as investigações foram deslocadas para a Polícia Federal.

Levado a júri popular, José Maria Rosendo foi condenado a 50 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado.

José Marisvaldo Vitor da Silva, acusado de ter seguido e indicado aos executores a localização do promotor, foi condenado a 40 anos e 8 meses de reclusão.

O jovem promotor Thiago Farias perdeu a vida de forma brutal, inescrupulosa e covarde.

Pagou um preço alto por ter assumido uma briga histórica e intensa por terras da família da mulher, por quem se apaixonou, trazendo para si uma disputa que não era dele.

Com muito pesar, encerramos este retalho, homenageando a memória de Thiago, com as palavras proferidas por ele próprio quando de sua posse no MPPE:

“Quando entrei na faculdade de Direito, tinha um foco, um sonho, que era ser promotor de Justiça. Ninguém vence uma pessoa que tem um sonho e hoje o realizei e posso dizer que irei dedicar a minha vida a ser o melhor promotor de Justiça do MPPE. Cumprirei essa promessa.”
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CjsMX7sOAmt/?igshid=MTQwMmM4NDE%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *