Eleição 2022 – segundo turno – segue o jogo….

Faltando pouco mais de 15 dias para o “D” eleitoral 2022, podemos dizer que o pleito segue esquentando a temperatura. Com números desfavoráveis no resultado do primeiro turno a campanha do presidente Bolsonaro recebeu importantes apoios de governadores eleitos já no primeiro turno. Já na campanha do candidato do Partido dos Trabalhadores, Lula, declarações positivas dos “ex candidatos” Simone Tebet e Ciro Gomes configuram-se em importantes ativos nessa reta final.

Pelo nível de acirramento e polarização, protagonizados pelas  duas “torcidas”,   não encontramos possibilidades, salvo alguma rara exceção e algum fato extraordinariamente novo, de mudanças de voto de última hora. Ao que parece, os números de faltosos no reencontro com as urnas, no próximo dia 30, será um fator determinante para o resultado final.

Já em Pernambuco, em que de maneira inédita duas mulheres estão no segundo turno, Marília e Raquel seguem numa guerra de narrativas, apoios e detalhes emotivos que podem definir a parada. Mesmo com uma vantagem numérica nas primeiras pesquisas, doravante, Raquel terá que administrar a dose da “comoção” na sua campanha, assim como não deixar que a comunicação da campanha de Marília consiga carimbá-la de “bolsonarista”, até poque a intenção de votos do líder petista em Pernambuco segue em torno dos 70%.

Já Marília, que passou a campanha inteira demonizando a gestão do governador Paulo Câmara, daqui para frente, terá que arrumar uma linha de discurso bastante criativo, até porque, nesse segundo turno, a turma do PSB estará no seu palanque.

Como falei, no meu modesto entendimento, a eleição para governadora de Pernambuco, em 2022, segue aberta. Disputa em segundo turno é muito mais do que propostas, preparo e boas intenções. É um jogo em que o “não” ao outro(a) é muito mais forte do que o “sim” ao próprio(a).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *