Curiosidades do Brasil – por Fernando Verçosa


A linha do Equador é uma linha imaginária horizontal que divide a Terra em dois Hemisférios: Norte ou Boreal e Sul ou Austral. Tem uma extensão de 40.075 KM e cruza o Brasil em 4 Estados: Amazonas, Pará, Roraima e Macapá.

Macapá é a única capital do Brasil onde passa a linha do Equador. Somente a cidade de Boa Vista, Capital de Roraima, fica inteiramente no Hemisfério Norte.

Em Macapá foi inaugurado, no ano de 1987, um monumento para marcar onde passa a Linha do Equador e um obelisco com 30 metros de altura para a visualização dos Equinócios. O das Águas, que ocorre em março e o da Primavera que ocorre em Setembro.

O Equinócio é um fenômeno que acontece duas vezes ao ano. São as épocas do ano onde o dia tem a mesma duração da noite, ( 12 horas cada). Esse fenômeno se pode observar pelo alinhamento da sombra projetada, pelo obelisco, exatamente em cima da linha Equador. Também, no topo do obelisco, existe um grande orifício circular onde o disco solar se alinha e preenche todo o círculo.

Atrás do Obelisco foi construído o Estádio Estadual de Futebol de Macapá: Milton de Souza Corrêa, mais conhecido como Zerão O apelido do estádio se deve ao fato de que a linha de meio-campo coincide exatamente com a linha do Equador, fazendo com que cada time jogue em um hemisfério.

Fernando Verçosa – médico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *