Corrida Com História – 179 anos da “Cidade da Vitória”.

Nesses quase 400 anos de história (1626/2026) nosso lugar já passou por várias categorias, por assim dizer: Aldeia de Braga, Povoado de Santo Antão da Mata, Freguesia de Santo Antão, Vila de Santo Antão, Cidade da Vitória e Vitória de Santo Antão.  Hoje, 06 de  maio de 2022, estamos celebrando os 179 anos na categoria de cidade.  Foi só a partir de 06 de maio de 1843 que alcançamos esse patamar, através da Lei 113 assinada pelo presidente da Província – o Barão da Boa Vista.

No quadro “Corrida Com História” de hoje, além de realçarmos o aniversário propriamente dito (179 anos), relembramos um dos maiores eventos cívicos já consignado  em nossas terras. O mesmo ocorreu  no inicio de maio  de  1943 (do dia 1º ao dia 06),  justamente para festejar o  primeiro centenário da  nossa elevação à categoria de cidade.

Governava a cidade, na qualidade de prefeito,  o professor  José Aragão. Profundo conhecedor da nossa história, o Mestre Aragão, como também era conhecido, de maneira antecipada, criou uma “comissão” para promover um conjunto de atividades para marcar o auspicioso acontecimento.

Além das inaugurações administrativas, de palestras e eventos cívicos e também  da construção de um monumento, em ato continuo,  realizou-se uma grande exposição no Pátio da Matriz, no sentido de agregar as “industrias nativas” e os seus respectivos  produtos. Lembremos que a energia elétrica havia “chegado” ao nosso lugar a pouco mais de duas décadas. Para concluir, poderíamos dizer que Vitória  – no dia 06 maio de 1943 – vivenciou o seu mais pujante e festivo aniversário de todos os tempos……..

Veja o vídeo…

https://youtube.com/shorts/L2hViGdJ35Q?feature=share

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *