Egídio Ferreira Lima e Jarbas Vasconcelos – por @historia_em_retalhos.

Pernambuco perdeu, na madrugada desde sábado (16), o ex-deputado e constituinte Egídio Ferreira Lima.

Natural de Timbaúba, Egídio Ferreira Lima foi um dos mais destacados políticos brasileiros na luta pela redemocratização do país, tornando-se uma referência na política nacional, também, por sua luta em favor dos direitos dos trabalhadores.

Ex-juiz de direito e ex-professor da FDR/UFPE, foi eleito deputado estadual, em 1966, pelo MDB, partido de oposição ao regime militar.

O mandato foi assumido em 1967 e Egídio permaneceu no cargo até 1969, quando teve os direitos políticos cassados pelo Ato Institucional n.º 5.

Em 1970, participou da criação do grupo dos “autênticos” do MDB, considerado a ala mais à esquerda da agremiação e no qual estavam presentes Marcos Freire, Fernando Lyra e Jarbas Vasconcelos (foto 1).

No pleito de 1986, elegeu-se deputado federal constituinte por Pernambuco, novamente pelo PMDB.

Foi relator da Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo, titular da Comissão de Sistematização e suplente da Subcomissão de Defesa do Estado, da Sociedade e de sua Segurança, da Comissão da Organização Eleitoral Partidária e Garantia das Instituições.

Nas principais votações da Constituinte, manifestou-se a favor do rompimento de relações diplomáticas com países que adotavam política de discriminação racial, do mandado de segurança coletivo, da proibição do comércio de sangue, da limitação dos encargos da dívida externa, da criação de um fundo de apoio à reforma agrária, da anistia aos micro e pequenos empresários e do aborto.

Votou contra a pena de morte, a legalização do jogo do bicho e o limite de 12% ao ano para os juros reais.

Nas questões de interesse dos trabalhadores, votou a favor da proteção ao emprego contra a despedida sem justa causa, do turno ininterrupto de seis horas, do aviso prévio proporcional e da unicidade sindical.

No ano de 2008, em sua homenagem, foi criado o Instituto Egídio Ferreira Lima, com o objetivo de realizar debates, cursos e pesquisas.

Perde Pernambuco. Perde o Brasil.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CcbUPcWu0H4/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *