Diretoria do Instituto Histórico foi recebida pelo prefeito Paulo Roberto.

foto divulgação - prefeitura

foto divulgação – prefeitura

Com prévio agendamento, na manhã de ontem (15), na qualidade de vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, fiz parte da comissão que se reuniu com prefeito Paulo Roberto juntamente com alguns secretários. Capitaneada pelo presidente da instituição, professor Pedro Ferrer, o encontro serviu para alicerçar o  “plano de retomada” das atividades  – pós pandemia – da “Casa do Imperador”. Desde os primeiros passos –  década de 1950 – que a municipalidade se configura no porto seguro do maior projeto cultural da Vitória de todos os tempo, ou seja: Instituto Histórico.

Nesse contexto, a atual gestão municipal  foi bastante receptiva aos pleitos da referida  entidade. Assim que o novo convênio for efetivado, o instituto irá materializar um sonho antigo: ou seja:  abrir as portas do seu museu à visitação também aos sábados e domingos. Para  que essa equação tenha êxito, sem aumento de despesas com pessoal, o expediente durante a semana terá que ser, obrigatoriamente,  reconfigurado.

Ainda dentro das reivindicações da diretoria do renomado  Instituto, todas legitimas ( é bom que se diga) o prefeito e sua equipe prometeu estudar um aumento no  repasse financeiro mensal à instituição para que a mesma possa executar atividades culturais de interesse da comunidade, principalmente com foco na historiografia local.

Ao final do encontro, o presidente Pedro Ferrer  saiu satisfeito e esperançoso. Aliás, o mesmo disse,  de viva voz ao prefeito,  que a sua gestão vem mostrando ser sensível aos movimentos culturais da cidade e que, pelo fato do próprio prefeito  ter um bom nível de conhecimento acadêmico,  o torna diferenciado  no olhar dessa questão (cultural). Em ato continuo, toda equipe da prefeitura foi convidada a participar, no próximo domingo, do evento comemorativo que irá ocorrer nas dependências do  Teatro Silogeu José Aragão Bezerra.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *