Corrida Com História – 117 anos do Anjo da Vitória – 1905/2022.

Corria o ano de 1902 quando, por iniciativa do Bispo Diocesano Dom Luis Raimundo da Silva Brito, em ambiente festivo, conclamou a comunidade antonense a marcar com um monumento à batalha vencida contra os holandeses no nosso Monte das Tabocas.

Ideia aceita, comissão formada para efetivar a empreitada cívica,  logo surgiu a primeira divergência. O Bispo queria erguer o tal  monumento no sítio histórico (Monte das Tabocas), já o povo gostaria que o mesmo fosse edificado na cidade. Venceu o desejo dos nativos.

Assim sendo, depois de dois anos e meio de lenga-lenga, em 21 de dezembro 1904 a  pedra fundamental foi  posta e, com pouco mais de trinta dias, justamente em 27 de janeiro de 1905, com a presença do Bispo Luis de Brito,  todos se reuniram para festejar a inauguração do mesmo.

Não sem sentido, o dia 27 de janeiro foi o escolhido. Essa data realça, justamente,  o ponto alto da chamada “Restauração Pernambucana” fato que culminou com à expulsão dos holandeses do nosso território, em 1654. Evento esse (restauração)  que teve como ponto de partida a épica batalha travada e vencida, em 1645, no nosso Monte das Tabocas. Por ocasião das comemorações do centenário do referido monumento, ocorrido em 2005, juntamente com o meu pai, Zito Mariano, estive presente. 

Entre tantas outras histórias, envolvendo esse monumento, uma versão popular que ganhou força nas primeiras décadas do século XX dava conta de que “no dia em que aquele anjo tocasse sua trombeta, o mundo se acabaria”.  Para as crianças da época, essa possibilidade se configurava em verdade insofismável. Comemoremos, então, hoje, 27 de janeiro de 2022 o aniversário de 117 anos desse importante monumento da nossa cidade, antes que ele possa tocar sua trombeta.  Corrida Com História.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *