Corrida Com História – Ajuste Histórico – data da fundação do nosso lugar.

Com base na historiografia local as autoridades da época, em  26 de agosto de 2002, através da Lei 2.942, decidiu  oficializar o ano de fundação do nosso lugar em 1626. Já o dia 17 de janeiro, como dia oficial,  deu-se por  “um acordo”, já que não existe fontes  documentais lastreando tal decisão.

Pois bem, a mais nova postagem do  nosso Projeto Corrida Com História alerta  à necessidade de, enquanto cidade, promovermos um “ajuste” no contexto do registro histórico nas festividades do nosso Padroeiro (Santo Antão),  algo relativamente comum nesse tipo de literatura cientifica/acadêmica.

Nossa cidade, no ano de 2026, chegará aos seus 400 anos de história formal,  algo  muito relevante se considerarmos que o nosso Brasil foi “descoberto” em 1500, ou seja: possui apenas 512 anos.

Pois bem. Se nesse ano de 2022 a Festa do Glorioso Santo Antão chegou para edição de  número 397ª, na sequência, em 2025, chegará para edição de de número 400 antes mesmo da fundação do nosso lugar, algo, convenhamos,  que não encontra  amparo num contexto histórico  seguramente consistente.

Em breve,  por necessidade, as autoridades eclesiásticas, políticas e culturais da nossa cidade serão obrigadas a se debruçarem  sobre essa questão, no sentido da melhor solução para esse descompasso históricoCorrida Com História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *