Corrida Com História – há 78 anos fomos “rebatizada” com o nome do santo.

Aproveitamos os primeiros raios solares do Ano Novo (2022)  para produzir mais um quando do  nosso projeto “Corrida Com História”. Não só pela simbologia universal o dia primeiro de janeiro para nós, antonenses, também carrega tem um forte significado local.  Foi justamente nesse dia, no ano de 1944, que fomos, na qualidade de cidade, “rebatizados” por “Vitória de Santo Antão”.

Nosso lugar, após  já haver sido  catalogado como povoado, freguesia e vila, no dia 06 de maio de 1843 recebeu o título honorifico de cidade. Para exaltar a batalha vencida contra os holandeses, em 03 de agosto de 1645 no Monte das Tabocas, as autoridades da época resolveram assim nos nominarmos:   “Cidade da Victoria”.

Pois bem, cem anos depois,  por força de uma Lei nacional em que  regulamentava  no País as chamadas cidades com nome em “duplicatas”, ou seja, com nomes iguais,  a população da nossa cidade foi chamada a decidir por outro nome. Nesse contexto, a capital do estado do Espírito Santo, Vitória, por preencher os requisitos, permaneceu com  o seu nome original.

Após muito debate e várias possibilidades,  dois nomes foram sugeridos ao crivo popular: “Vitrice” e Vitória de Santo Antão. Ganhando o segundo. Governava a cidade, na qualidade de prefeito, o professor José Aragão. Assim sendo, ostentamos o nome atual – Vitória de Santo Antão -,  por incrível que possa parecer,  apenas há 78 anos, ou seja: oficialmente desde primeiro de janeiro de 1944. CORRIDA COM HISTÓRIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *