Museu Padre Pita: um espaço de evangelização, conhecimento e entretenimento – já em funcionamento!!

Fruto da iniciativa da Paróquia da Matriz de Santo Antão, que contou com o apoio  do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória e da Prefeitura local, atreves da Secretária de Cultura e Turismo, foi inaugurado, ontem, 07 de setembro, feriado nacional,  o Museu Sacro da Vitória Padre Pita. A solenidade teve inicio às 10h.

Com a presença de um público resumido, em virtude das questões sanitárias, o evento contou com representantes da Igreja, do  chefe do Poder Executivo Municipal, acompanhado de secretários, do desembargador  eleitoral, Washington Amorim, e dos representantes de entidades locais (IHGVSA, AVLAC, ABTV e Rotary).

Para marcar o ato inaugural, duas apresentações musicais: três crianças do CEMUVI executaram clássicos no violino. Outro grupo, mais numeroso, produziu  a chamada fanfarra.

O presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer, que assumiu a direção do Museu Padre Pita, abriu o evento realçando que foi justamente na Igreja do Rosário, em 1939, que o Santo Padre Pita deu inicio ao primeiro museu da cidade, sendo uma espécie, por assim dizer,  de embrião do nosso Instituto Histórico.

Na fala do Monsenhor Maurício, atual Pároco da Matriz de Santo Antão, o mesmo fez referência ao sentimento do inesquecível Padre Pita, dizendo: “  quando ele iniciou esse primeiro museu aqui na cidade da Vitória de Santo Antão, ele tinha por finalidade evangelizar através da arte”.

No uso da palavra ao microfone do prefeito Paulo Roberto, que foi agraciado, juntamente com Monsenhor Maurício,  com uma “caneca do Padre Pita”, o mesmo, além de pontuar valores locais, chamou atenção para a emblemática  data para o País, dizendo: “ que traga esse dia paz, união e amor. Com a esperança de fazermos um Brasil sempre forte. Um Brasil unido,  que num dia como hoje, inaugura museu”, pontuou. 

Após o corte da fita,  simbólico em situações como essa, os presentes puderam adentrar nas dependências da Igreja Nossa Senhora do Rosário e contemplar a riqueza do acervo do referido Museu. Além da história dos sacerdotes que evangelizaram na nossa terra, o visitante encontrará peças e utensílios usados pela Matriz de Santo Antão, como por exemplo, um equipamento que produzia hóstias.

Portanto, eis aí, na nossa cidade, doravante,  mais um espaço disponível ao público. Um espaço que tem inúmeras funções, dentre as quais, destacamos:  evangelizar, transmitir conhecimento e entretenimento aos antonenses e visitantes.  Viva o Museu Sacro da Vitória Padre Pita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *