Instituto Histórico: “Exposição Maria Mãe de Jesus” – por Pedro Ferrer.

O Instituto Histórico começou 2021 a todo vapor. Sua diretoria recebeu,  ontem (04),  a visita de dirigentes do Museu de Arte Sacra de Pernambuco que fica sediado no antigo Palácio do Bispo em Olinda, no Alto da Sé, cujo diretor é Dom Bernardo Alves, ex-abade do Mosteiro de Olinda. Dom Bernardo se fez acompanhar do Coordenador do Educativo, historiador Iron Mendes de Araújo Júnior.

Os visitantes foram recepcionados pelo Monsenhor Maurício Diniz e pelos diretores do IHGVSA, Pedro Ferrer e Fernando Nascimento. Da Casa Paroquial seguiram, acompanhados para a Igreja do Rosário. Primeiro passo foi analisar as condições do templo que deverá acolher uma exposição de imagens representativas de “MARIA MÃE DE JESUS”. A exigência maior foi a segurança. Do Rosário nos deslocamos até a sede do IHGVSA.

Dom Bernardo e o professor Iron saíram encantados com nosso acervo e organização. No final fizemos uma visita ao Museu Sacro da Matriz de Santo Antão. Nesta ocasião tratamos do ponto mais importante: a transferência do acervo do Museu da Matriz para a igreja do Rosário. Foram abordados diversos itens: entidade mantenedora, injunção jurídica, segurança, participação das empresas privadas, do governo Municipal e da Câmara de Vereadores, mobilização da sociedade, especialmente dos professores e amantes das artes. Os acertos finais ficaram para uma outra reunião que terá lugar em Olinda. Aliás este foi o terceiro contato que tivemos com a direção do Museu Sacro de Pernambuco.

Professor Pedro Ferrer – presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *