Por solicitação do Instituto Histórico, o Exército começa fazer o levantamento topográfico do Monte das Tabocas.

No conjunto da circunscrição territorial antonense, podemos dizer que a porção que abriga o Sítio Histórico do Monte das Tabocas é a mais emblemática. Palco do evento sangrento travado entre os luso-brasileiros e flamengos, em 03 de agosto de 1645, o mesmo, desde sempre, ocupa espaço de destaque na agenda oficial do nosso Instituto Histórico.

Pois bem, não é segredo para ninguém que o Monte das Tabocas nunca recebeu a devida atenção dos nossos governantes, seja por falta de conhecimento ou mesmo por desdém à história da nossa cidade. O “Monte”, como popularmente é chamado, por  intermédio da diretoria do Instituto Histórico, entrou no “radar” do Exército Brasileiro.

Apenas a título de informação, nos últimos anos, várias missões do Exército Brasileiro, inclusive algumas lideradas por general, juntamente com a diretoria do Instituto Histórico, vistoriaram a “Casa do Imperador” e o “Monte das Tabocas”. Fruto dessas incursões é que ficou patenteado o desejo do Exército Brasileiro em inserir o nosso  “Monte”, juntamente com o Parque Histórico Nacional Guararapes, Forte do Brum e etc,  no mega projeto – “Memória Militar” – Origens do Exército”.  

Saindo do papel para o mundo real – por solicitação da diretoria do Instituto Histórico ao Exército Brasileiro –,  dias atrás,  uma equipe, comandada por um tenente, “acampou” no Monte das Tabocas para fazer um levantamento topográfico da área. Informações  preliminares seguem na direção do que já era esperado, ou seja: nosso  sítio histórico também foi acometido da chaga das  invasões e ocupações irregulares, tão recorrentes em nossa cidade.

Mas o tempo urge! Precisamos recuperar o “bonde da história” –    perdido pelos nossos gestores  ao longo de décadas –   e transformar  o nosso Monte das Tabocas em  um espaço de visibilidade, preservando suas características e realçando o seu valor histórico. Vale salientar também que por solicitação do presidente do Instituo Histórico, professor Pedro Ferrer, a secretaria municipal de  cultura, através do seu diretor, Leonardo Edardina, se colocou a disposição,  contribuindo com apoio logístico para que o trabalho fosse/seja realizado.

Avante! O Monte das Tabocas precisa de uma corrente positiva para alcançar o seu patamar de destaque, algo que nunca lhe foi oportunizado……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *