TUDO É HISTÓRIA – VITÓRIA IMPERIAL – Escreveu: RONALDO SOTERO

Há 160 anos , no período de 18 a 20 de dezembro de 1859, Vitória de Santo Antão se tornou a Capital do Império, por ocasião da vista de Sua Majestade Imperial D.Pedro II e da esposa, a Imperatriz Teresa Cristina e comitiva. Os visitantes foram hospedados no atual prédio do Instituto Histórico do município.

Aos 34 anos, D.Pedro II chegou a Pernambuco em 22.11.1859, a bordo do navio Apa. Visitou várias cidades do Estado. Viajava a cavalo e a Imperatriz em uma carruagem. O casal embarcou às cinco da manhã, no Porto do Recife, no dia 24 de dezembro com destino a Cabedelo, Paraíba.

Vitória é uma cidade que respira história. Cada passo que se dá, é um caminho na história. Ora se contempla o Monte das Tabocas, cenário da Batalha das Tabocas, em 3 de agosto de 1645, ora uma visita a estação ferroviária, onde transitaram vários presidentes da República, Getúlio Vargas, Afonso Pena , revolucionário Cleto Campelo, ora uma leitura na obra de Osman Lins, traduzido para vários idiomas. O município de Vitória é um pomar, segundo o ex- governador Agamenon Magalhães definiu a Terra das Tabocas.

Ronaldo Sotero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *