O Anjo da Vitória – por Josebias Bandeira.

Monumento localizado na Praça 03 de Agosto. Bairro do Livramento-Vitória de Santo Antão- Pernambuco-Brasil.Esta Magnifica estátua de ferro que representa o Anjo Gabriel segurando a trombeta, possui 2.20 metros de altura e foi encontrada próxima ao Recife , após um naufrágio de um navio de bandeira americana, em 1878.

A peça foi leiloada e comprada pelo então tenente-coronel da Guarda Nacional Belmiro da Silveira Lins ,o Barão de Escada, que a repassou para o primeiro Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Luis Raimundo da Silva Brito.Durante uma visita à Paroquia de Santo Antão,em 1902, o arcebispo resolveu doar o monumento do anjo para homenagear a vitória na Batalha das Tabocas. Em 27 de Janeiro de 1905 , o monumento foi erguido em homenagem à vitória dos Lusos-Brasileiros sobre os Holandeses, na Batalha das Tabocas em 03 de Agosto de 1645.

Existe uma lenda que entrou para o folclore local, que Quando o anjo tocar a trombeta o mundo irá acabar. Esta imagem foi captada pela lente da minha Câmara fotográfica durante um passeio sentimental pela minha querida terra mãe Vitória de Santo Antão.
Acervo do cartofilista Vitoriense

 Josebias Bandeira de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *