Casa do Agricultor: há 47 anos fazendo o verde da Região!!!

Segundo dados da IBGE, em nosso país,  passados cinco anos da inauguração,  pouco mais de 60% das empresas fecham suas portas – os motivos são diversos. Contrariando toda essa  estatística nossa cidade, Vitória de Santo Antão,  ostenta alguns campeões. Dentre as quais, destacamos o Engarrafamento Pitú ( + de 80 anos) e a Palmeira Móveis ( + de 70 anos).

Nesse conjunto, por assim dizer, devemos introduzir outra longeva empresa familiar antonense. Trata-se da Casa do Agricultor que, agora no inicio de setembro, chega intacta aos seus 47 anos de profícua existência. Realcemos, contudo, que a referida empresa foi a primeira  da nossa cidade no seu segmento.

Fruto da ideia de três empreendedores – Josivan Vilanova,  comerciante do ramo de fogos de artifícios (Bazar Vila Nova) – Dr. Pedro Melo – engenheiro agrônomo – Dr. Arivonaldo Torres – médico veterinário  –  que em 1972, em função das suas respectivas experiências  na agricultura,  visualizaram à lacuna comercial no atendimento ao homem do campo, sobretudo  no tocante aos insumos, equipamentos e orientação técnica. O negócio,  com esse perfil,  surgiu para atender também toda região.

De lá pra cá, o  empreendimento cresceu e avançou. Em 1974 a segunda loja foi inaugurada na cidade de Gravatá. Mais adiante,  e por mudança no mercado,  o negócio se renovou para atender uma vasta clientela cada vez mais exigente e novos pontos foram abertos. Hoje, com quatro lojas e totalmente  sintonizadas com o movimento da “Causa Animal”,  a Casa do Agricultor – que desde os anos 90 entrou nesse mercado –  além de atender o público da Zona Rural, também pulverizou os seus negócios promovendo, inclusive, eventos o ano inteiro com a intenção de aproximar os fabricantes e fornecedores com o  público consumidor.

No comando da empresa por décadas, o patriarca Josivan Vilanova só permitiu o ingresso dos filhos na empresa após conclusão dos estudos. Aliás,  todos com formação profissional vinculadas, de certa forma, às atividades da empresa. O primeiro a ingressar no dia dia da Casa do Agricultor  foi Josivan Jr – médico veterinário (1992). Seguido por Bruno Vilanova, também veterinário ( 1994).  Em 1997 o administrador Rafael Vilanova e por fim a advogada Daniela Vilanova (2013).

Assim como a Casa do Agricultor promoveu transformações na vida dos “Vilanova”,  e de um  sem números de agricultores da nossa região, outros parceiros comerciais apontam a referida empresa como uma referência para suas existências (pessoais e comerciais). É o caso do diretor da Casa do Camponês e Agricenter da cidade de Caruaru, senhor Fernando Souto Junior.

 “Minha história profissional se confunde com a história da Casa do Agricultor. Temos a mesma idade (47 anos). Parceiro comercial do meu pai, “Seu”  Josivan deixou-me aprender com o seu filho muitas coisas para eu aplicar na minha loja em Caruaru. Sou grato a toda família”.

Eis aí, portanto, um pouco da história de uma das empresas mais antigas do nosso comercio  que, diga-se de passagem, sempre funcionou no mesmo lugar e que também, juntos com tantas outras firmas da nossa cidade, sofreu os efeitos devastadores de pelos menos duas grandes enchentes, ocorridas aqui – 1975/2005. Assim sendo,  nessa segunda-feira, dia 02 de setembro, a empresa familiar que hoje gerida pela segunda Geração dos “Vilanona”,  estará promovendo um grande evento  na sua loja do centro para celebrar  os seus 47 de anos de vida. Nós,  do Blog do Pilako, desejamos sucesso e pelo menos mais 47 anos de atuação!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *