Em 2026 nosso lugar chegará aos 400 anos!!!!

Se levarmos em consideração que o Brasil possui apenas 519 anos, poderíamos dizer que a nossa cidade figura no time das mais antigas do País. Evidentemente que esse papo de “descobrimento” é ultrapassado. A verdade – nua e crua – e que nossas terras foram invadidas pelos  Europeus. O “nó”, por assim dizer, reside em saber, de fato, como os nativos sugiram. Tese, antes aceita como verdade, já foi sepultada.

Pois bem, quanto ao povoamento das terras que hoje chamamos de Vitória de Santo Antão a história é parecida. Os nativos que viviam na faixa litorânea e terras contíguas foram “empurrados” para os sertões. Nesse contexto,  em 1626, surgiu o português Diogo de Braga para, junto com seus familiares, levantarem acampamento  às margens do Rio Tapacurá e fazer surgir a Cidade de Braga que, mais adiante virou Povoado de Santo Antão da Mata, Freguesia de Santo Antão, Vila de Santo Antão, Vitória e finalmente – só  a partir de 1943 – Vitória de Santo Antão.

Portanto, em rápidas palavras, logo..logo chegaremos ao ano de 2026. Nele comemoraremos os 400 anos de fundação do nosso lugar. Assim sendo, por oficio, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória já colocou em pauta o assunto. Na qualidade de antonense defensor das boas causas locais e membro da instituição dos mais entusiasmado com o auspicioso acontecimento encontra-se o jornalista João Álvares. Viva o Glorioso Santo Antão!!!

2 pensou em “Em 2026 nosso lugar chegará aos 400 anos!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *