EDUCAÇÃO MUSICAL – A importância dos graus contidos na escala musical. (PARTE 5).

Sabendo da ampla abordagem referente as escalas musicais, e, seus graus (notas), há dois Modos que nos permite trabalhar tais escalas. No Modo Maior, temos a escala modelo de Dó Maior ( C ) e, no Modo Menor, a escala modelo de Lá menor (Am), onde esta escala de Lá menor é simplesmente, a relativa da escala de Dó Maior ( C ). Na formação da escala de Lá menor ( Am), temos duas formas de executá-las, por exemplo: Harmônica e Melódica. Ao formar a escala de Lá menor (Am) Harmônica, colocaríamos os graus (notas) na seguinte seqüência ascendente: primeiro grau I (A) LÁ, segundo grau II (B) SI, terceiro grau III ( C ) DÓ, quarto grau IV ( D ) RÉ, quinto grau V ( E ) MI, sexto grau VI (F ) FÁ, sétimo grau VII ( G#) SOL sustenido, oitavo grau VIII ( A ) LÁ oitavado. A distribuição dos tons e semitons está da seguinte forma: II ao III, V ao VI e do VII ao VIII graus (notas), temos semitons, do VI para o VII graus (notas), temos tom e meio, referente ao sustenido no grau ( G# ), formando uma 2ª aumentada. Na subida e na descida, o VII grau (nota) continua com a alteração. Na escala de LÁ menor (Am) Melódica, observamos que esta formação, tanto na subida quanto na descida, existe uma diferença. Por exemplo: primeiro grau I ( A ) LÁ, segundo grau II ( B ) SI, terceiro grau III ( C ) DÓ, quarto grau IV ( D ) RÉ, quinto grau V ( E ) MI, sexto grau VI ( F# ) FÁ sustenido, sétimo grau VII ( G# ) SOL sustenido, oitavo grau VIII ( A ) LÁ, sétimo grau VII descendo ( G ) SOL natural, no lugar do sustenido ( # ), utilizamos um bequadro, sexto grau VI ( F ) FÁ natural, no lugar do sustenido, utilizamos um bequadro, ( E ) MI, ( D ) RÉ, ( C ) DÓ, ( B ) SI, ( A ) LÁ. Onde os demais graus até o primeiro grau, permanecem naturais. Um detalhe onde não devemos esquecer, é justamente, quando estivermos descendo a escala pelo lado direito do Pentagrama, o sétimo grau VII ( G ) SOL, perderá o nome de Sensível, e, por causa da distância de ( 1 ) tom da Tônica. Esta Tônica, é justamente, o oitavo grau VIII ( A ) LÁ. A distribuição dos tons e semitons está da seguinte forma: II ao III e do VII ao VIII, temos os semitons, na subida da escala, do VI para o V e do III para o II grau (notas), na descida da escala, temos os semitons. Tanto na subida quanto na descida da escala, os outros intervalos são de ( 1 ) tom.

Não é preciso pressa para querer memorizar toda regra matemática existente nas formações das escalas musicais e, os detalhes contidos passo a passo em cada grau (notas), no entanto, devemos começar pelo campo de DÓ Maior, depois seus relativos, onde o tempo nos levará a perfeição nesta tão complexa abordagem musical.

Bosco do Carmo

E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Esta entrada foi publicada em A Lupa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *