Articulação: “Lixo Zero do Elo Social”…..

Na qualidade de articuladoras e divulgadoras de um projeto inovador nas questões sociais, recentemente, recebi na nossa redação as amigas Isabel e Jaidenise. Elas, que militam na área social, buscam novas parcerias para efetivação do arrojado projeto que já funciona em outras regiões do país. Abaixo, segue algumas informações.

O projeto, que é nacional, prevê em Pernambuco,  em sistema de consórcios, para atender as necessidades de todo o Estado. O projeto cooperativas de trabalho e ofertas de cursos de capacitação para população necessitada.

 O que é

O programa “Lixo Zero do Elo Social” que promete revolucionar todo sistema de coleta de lixo, tratamento e destinação de resíduos sólidos do país.

RESULTADOS: Cooperativas e cursos Nas regiões com cem mil habitantes está prevista a constituição de uma cooperativa de trabalho, franqueada pela CTF e pelo CTT do local. Serão oferecidos cursos de tapeceiro, decorador e restaurador, a ser ministrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Decoração e Tapeçaria, SINDETAP – para 180 participantes que, preferencialmente, terão que ser indicados pelos assistentes sociais dos municípios do consórcio empresarial das usinas. Com 45 dias de aulas teóricas, os participantes que estudam apenas dois meios períodos por semana, passarão a ter as aulas práticas, e assim ficarão capacitados para atuar no reaproveitamento das mobílias jogadas nas ruas e recolhidas pelas prefeituras. E isto já passa a gerar renda a todos os participantes do curso que irão trabalhar em forma de cooperativa.

 Após a conclusão do curso que levará dez meses é feita uma assembleia geral, na qual, os 180 participantes votarão entre si, e os 40 mais bem votados permanecerão na diretoria da cooperativa, e os demais se tornarão empregados da própria cooperativa ou integrarão o mercado de trabalho. Dada à parceria que mantemos com o SEBRAE, os formandos terão acesso a uma linha de crédito como pequenos empreendedores, o que possibilitará a construção da cooperativa ou a montagem de uma empresa de tapeçaria própria. Como o Programa Lixo Zero Social 10 prevê que os CTTs irão doar equipamentos necessários ao funcionamento dessas cooperativas, como o fornecimento de maquinários, uma prensa, um trator e um triturador, a futura cooperativa não terá custo para os cooperados com a aquisição de equipamentos.

Informações com assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *