Apoti celebra os 107 anos de Tradicional Festa de São Sebastião – 24 à 27 de Janeiro.

A tradicional festa do Glorioso São Sebastião, co-padroeiro do Distrito de Apoti, será realizada entre os dias 24 à 27 de Janeiro. Com uma programação diferenciada em 2019, a tradicional festa terá 04 (quatro), dias de festa na comunidade, acolhendo os 107 anos de uma história, capítulos conduzida com fraternidade e paz.

Apoti em Glória, faz referência a dois santos durante o ano, sendo São Sebastião co-padroeiro e Santo Antônio de Pádua, patrono da comunidade desde 1906, comemorado no mês de Junho, do corrente ano.

São Sebastião é tradição desde 1912, fundada pelo Dr. Assis Sotero de Farias, na época foi morador, devoto e que conduziu a festa até nos seus últimos dias de vida na terra de Duarte Dias. O que se resume nesta grande festa, é a fé, a cultura, e a tradição, por sinal bastante conhecida pela região e valorizada pelos moradores. O evento não se resume apenas a atos religiosos, mas também envolve toda uma movimentação multicultural sempre no último domingo do mês de janeiro.

O novenário, na Capela de Santo Antônio de Pádua, inicia de 24/01 (Quarta), e se estenderá até o dia 27/01, último domingo do Mês de Janeiro. A programação litúrgica contará todos os dias durante o tríduo, com recitação do terço, às 18h, e Santa Missa, às 19h.

A abertura ocorre às 18h30, da Quarta (24/01), com a procissão da bandeira,saindo da residência do juiz da bandeira, Sr. Joelson Freitas e Sra. Cristiana Gomes, percorrendo as principais ruas da comunidade, e logo após a chegada,  acontecerá a Missa da Graça, presidida pelo Pe. Djailson Canuto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ferreiros-PE.

Algumas cidades do estado, festejam São Sebastião, Apoti em Glória do Goitá se destaca entres as 15 cidades, confere: Vitória de Santo Antão (Matriz), Limoeiro, Lagoa de Itaenga, Surubim, Ouricuri, Casinhas, Bonito, São José da Coroa Grande, Goiana, Chã Grande, Chã de Alegria, Apoti, Bom Jardim, Paudalho e Machados.

A comunidade fica bastante agitada e aquece a economia local, nos três dias de festas. Um parque de diversão, é concentrado no Centro, na Praça de Santo Antônio de Pádua, para a diversão das crianças e dos adultos. A lotação do público é grande, tanto religiosa, como profano.

Uma grade de programação será divulgada pela Prefeitura Municipal de Glória do Goitá, para agitar ainda mais os 107 anos de tradição.

Texto –  Roberto Silva – RS Produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *