Assim não dá para ser feliz…….

Estamos muito distante mesmo de sermos um país sério. Mesmo aplicando os devidos descontos, por temos tido o nosso território invadidos pelos europeus que vieram nos salvar das trevas e nos promover ao “mundo civilizado”, nossa nação nasceu para ser servil. Inicialmente aos interesses comercial do velho continente, como bem cravou o historiador Caio Prado Junior, hoje, aos nobres e abastados “campeões nacionais” da corrupção.

Nesse contexto e também no mesmo recorte temporal surgiram os Estados Unidos. Por lá a ocupação deu-se numa formatação diferente. Ali, os colonos imaginaram uma “nova Inglaterra”. Hoje –  apesar dos pesares – a nação norte americana configura-se na maior referência do mundo ocidental.

Quinhentos anos se passaram e enquanto as massas brasileiras estiverem mais preocupadas e satisfeitas com o título de “País do Futebol”, mais teremos fatos patéticos, tal qual ocorreu, ontem, na Suprema Corte brasileira. Nós, brasileiros de boa fé, não temos noção do que se passa pelos “esgotos” das canetas de suas excelências.

Jáo congresso, outra coluna da nossa jovem democracia, e também recentemente, aprovou-se o “salvo-conduto” para os prefeitos gastarem muito além da conta. A flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal é a prova inequívoca de que no Brasil , ainda,  o conceito do que é público e privado só existe, infelizmente, no papel. Papai Noel, tenha pena de nós…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *