TOMBAMENTO – por professor Pedro Ferrer

Tombamento é o ato de registrar o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica, desde que tenha um valor histórico, artístico ou cultural, em livros específicos do poder público. Na cultura luso-brasileira o local de tombamento mais famoso e tradicional é A TORRE DO TOMBO localizada em Lisboa onde tentei fazer alguns levantamentos, em vão, sobre o capitão -mor Pedro Ribeiro da Silva. O que nos leva a tratar deste tema?

Explico. O professor André Rios do Departamento de Arqueologia da UFPE tem prestado assessoria ao IHGVSA em pontos da Arqueologia que nos interessam. Partindo d´aí recebemos dois estagiários do curso de Arqueologia para trabalhar em nosso acervo. Eles fazem um levantamento de nossas peças: descrição, fotografia e mensuração. O trabalho realizado pelos estudantes da UFPE não pode ser considerado um TOMBAMENTO, visto que só órgãos governamentais detêm este privilégio.

Portanto, o que estamos realizando em parceria com a UFPE, é uma catalogação ou inventário; trabalho importantíssimo visto que precisamos ter um controle real sobre nossas peças para evitarmos furtos (nem o presidente da entidade sabe informar quantas peças compõem nosso acervo). Lendo as atas passadas do Instituto (conservadas, todas, graças ao professor José Aragão) observamos o desaparecimento de muitas peças.

A direção do Instituto, preocupada com nosso rico acervo, assinou o convênio com a UFPE, empenhada em salvaguardar nossa história.

Pedro Ferrer 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *