“Sou brasileiro e brasileiro não desiste nunca”

No rastro deixado pela atual campanha presidencial, qualquer que seja o vencedor, na qualidade de sociedade, sairemos  perdedores. Não encontro elementos, até agora,  para acreditar que avançamos democraticamente. Não!! O debate é franciscano no conteúdo e despolitizado  na forma. Estamos assistindo “um clássico” futebolístico com duas torcidas organizadas tentando gritar mais alto.

Segundo o pensador polonês Zugmunt Bauman,  “a modernidade imediata é “líquida” e “veloz”, mais dinâmica que a modernidade “solida” que suplantou”.  Nesse sentido, porém, realço o ritmo e à quantidade de notícias falsas que estamos sendo submetidos, todos os dias, todas as horas  através do whatsapp,  quer seja nos mais variados grupos ou mesmo por contatos dos amigos, devidamente identificados. Alguns, inclusive, devemos sublinhar: se revelando como pessoas de caráter duvidoso. Aos mais atentos, fica a impressão que “voltamos pra traz” – como diz o “matuto”.

Parece-nos que todas as impossibilidades e frustrações pessoais estão sendo colocadas no mesmo balaio, junto com a aceitável inquietação política coletiva. Espero que ao despertar desse surto de esperança nacionalista não caiamos numa profunda depressão realista. Sou brasileiro e brasileiro não desiste nunca!!!

1 pensou em ““Sou brasileiro e brasileiro não desiste nunca”

  1. Pergunto-me o que é pior ?
    As fakes News ou A CORRUPÇÃO que a anos enraíza pelo país afora (refletindo diretamente nos hospitais públicos sem médicos e desumanos, postos de saúde sem remédios, escolas sem merendas, estradas esburacadas, falta d’água, pobreza e violência extrema etc etc etc)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *