Doutor Aloísio de Melo Xavier: CEM ANOS DE PRESTÍGIO!!

Promovida em parceria entre o Instituto Histórico da Vitória e os descendentes do prestigiado casal, Eunice e Aloísio, a solenidade comemorativa ao centenário do nascimento do Doutor Aloísio de Melo Xavier (06/06/1918), ocorrida na noite da sexta (08), no Salão Nobre da Casa do Imperador, reuniu, como bem frisou um dos filhos, um conjunto de “familiares sócio-afetivo”.

Com o auditório lotado o presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer, abriu o evento agradecendo a presença de todos. A oradora oficial da entidade, a escritora Luciene Freitas,  narrou a trajetória de vida formal do doutor Aloísio de Melo Xavier.

Na qualidade de orador oficial da noite o jornalista João de Albuquerque Álvares – amigo da família desde tenra idade -,   com toda propriedade, elencou um conjunto de qualidade do “aniversariante da noite”. Na sua fala, ao reproduzir alguns dos trocadilhos do Doutor Aloísio, grafados no livro Panorama, levou a plateia a boas risadas.

O jornalista José Edalvo, em sua intervenção oral, relacionou os “pontos” de ligação que mantém com todos os filhos do homenageado  para mensurar o nível de missão que recebeu, ao ser escalado para ser o porta voz do sentimento de todos os santonenses, por ocasião do funeral do doutro Aloísio, ocorrido em primeiro de abril de 2000.

Representando a família, o doutor Aluisio José, visivelmente emocionado, usou da palavra para expressar o sentimento de gratidão – como ele mesmo falou, não só pelo evento, mas por tudo que a cidade da Vitória e seus nativos retribuíram ao seu genitor – vídeo, abaixo,  com o discurso completo.

Antes do encerramento o presidente do Instituto Histórico,  professor Pedro Ferrer, convidou o ex-governador  Gustavo Krause –  que estava  sentado na plateia – para também realçar suas considerações.

Ao final da Sessão Solene os convidados, acompanhados por uma orquestra de frevo, dirigiram-se ao casarão da família, localizada na via pública que recebeu o nome do homenageado – Doutor Aloísio de Melo Xavier –  para descerrar, com muito fogos e efusivos aplausos,  a placa comemorativa do  evento.

Na ocasião a família recepcionou e brindou o auspicioso acontecimento  com um coquetel, servido no endereço “dos Xavies” na nossa cidade. Em nome da família de Zito Mariano – primo legitimo de Dona Eunice e admirador do Doutor Aloísio – externo meus parabéns aos primos e demais parentes,  pela inequívoca demonstração de prestigio. Com relação aos ensinamentos transferidos pelos  os seus respectivos pais,  fica-me a nítida certeza de que tudo valeu a pena!!

Esta entrada foi publicada em A Lupa, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *