Doutor Aloísio de Melo Xavier: comemoração do centenário do seu nascimento.

Por ocasião da comemoração do centenário de nascimento do santonense Aloísio de Melo Xavier, estamos postando  trechos de uma  entrevistas dele,  concedida ao jornalista João Álvares e  publicada no Jornal da Vitória.

Sua nomeação para desembargador foi aguardada pelos conterrâneos com muita expectativa. Inesperadamente o senhor requereu aposentadoria da função de juiz de direito, encerrando suas atividades na magistratura, deixando tristes e frustrados os inúmeros amigos e admiradores.

Sempre entendi que o magistrado, no cumprimento dos seus misteres, deve ser uma pessoa independente, jamais se submetendo a influência ou pressões quaisquer. A independência do magistrado é o penhor mais seguro para que cumpra os seus deveres. Um juiz não pode receber favores ou solicitações a quem quer que seja. A consciência do juiz deve ser reta, jamais se desviando do exato cumprimento do seu dever. É mais valioso o magistrado que exerce modestamente suas funções do que outro ministro do mais elevado tribunal do pais e que atue ao sabor dos políticos influentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *