Após vários apelidos, em referência ao nome do pai, da fisionomia e também várias atividades relacionada ao trabalho, o nosso amigo José Benedito dos Santos, recebeu várias alcunhas. Hoje, totalmente adaptado ao seu nome social, o Zé do Posto é também um dos “apelibiografados” que é mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome.
Chamado inicialmente por “Zé de Bonifácio” – nome do seu pai – e depois por “Zé da Padaria” – por ser gerente de uma padaria -, passando também por “Zé Bigode”, o senhor José Benedito dos Santos, há mais de três décadas, é chamado pelo apelido de “Zé do Posto”.
Oriundo da vizinha cidade do Limoeiro, “Zé do Posto” veio para Vitória para trabalhar numa padaria. Sujeito honesto e trabalhador desenvolveu, com afinco e de terminação, todas as atividades que lhe foram confiadas.
Com mais de três décadas trabalhando num movimentado posto de combustível na cidade o senhor José Benedito dos Santos, definitivamente virou o “Zé do Posto”. Segundo ele, apenas uma pessoa na cidade lhe chama pelo nome de batismo. Eis aí, portanto, mais um participante do nosso projeto cultural Apelidos Vitorienses.
Ze do posto, trabalhei com ele uns 20 anos, homem simples, honesto, trabalhador, aprendi muita coisa trabalhando com ze, digo que merece mais reconheçimento, tanto financeiramente, como profissional que e, TENHO UM PROFUNDO RESPEITO POR ZE DO POSTO.
ASSINADO
SANDRO HENRIQUE CAVALCANTI DE OLIVEIRA