Monsenhor Maurício Diniz acata sugestão para que datas históricas sejam ajustadas.

Por falta de documentos oficiais e outros subsídios consistentes, assim como aconteceu com as cidades de Recife e Olinda, por convenção,  ficou estabelecido pela Lei Municipal 2.942/2002, sancionada pelo então prefeito da Vitória, José Aglailson Querávares, no dia 26 de agosto de 2002, que a data oficial da fundação do nosso município – então “aldeia de Braga” – seria 17 de janeiro 1626.

Muito bem, recentemente, o decano da imprensa local, “Seu” João Álvares, telefonou-me pedindo para marcar uma reunião com o Monsenhor Maurício Diniz para que pudéssemos tratar de divergências relacionadas com  algumas datas históricas, envolvendo, inclusive,  a Procissão de Santo Antão, que ocorre, desde sempre, no dia 17 de janeiro – feriado municipal.

Assim sendo, na manhã de ontem (15),  o religioso abriu espaço na sua apertada agenda para nos receber. Após escutar atentamente nossas explicações, todas lastreadas em registros documentais, absorveu a ideia e o nosso pleito. Sendo assim, doravante, será construído um documento pelo nosso Instituto Histórico e Geográfico, hoje, sob a dinâmica administração do professor Pedro Humberto Ferrer de Moraes, para lastrear as mudanças e equacionar as divergências antigas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *