Carnaval 2019: RETIRADA DOS CARROS DE MÃO DO PERCURSO OFICIAL DO CARNAVAL !!!

Com a finalização do carnaval vitoriense 2018, mais uma vez, fica a certeza de que ainda estamos deficitários, sobretudo no quesito estrutura e organização. Não obstante a atual gestão municipal não haver criado obstáculos e problemas às agremiações carnavalescas, como ocorreu durante vários anos, inclusive havendo um excesso de autoridade, quando, em 2014, se “jogou” a polícia “em cima” dos verdadeiros promotores do evento, ficou evidente que a  atual equipe,  montada pelo prefeito Aglailson Junior,  não é detentora da experiência necessária, na condução de um evento dessa magnitude. Eventos de grande porte se faz necessário muito planejamento e material humano específico para cada função a ser desempenhada.

Como já falei anteriormente, acertou a gestão quando “ativou” o nosso “Quartel General do Frevo” – Praça Duque de Caxias. Precisando, evidentemente, de uma maior coordenação. Esse ano, ao invés do fechamento das ruas,  realizados com correntes utilizou-se os equipamentos conhecidos como “disciplinadores”. Ficou melhor! No entanto  várias agremiações sofreram com carros estacionados no corredor oficial da folia, atrapalhando o desfile. Reconheço, aqui, o esforço e a boa vontade dos agentes da AGTRAN, sobretudo do Evaristo e do Barros, mas, independente de qualquer coisa, o prefeito tem que investir em pessoal extra para trabalhar no carnaval.

Se existe uma unanimidade no nosso carnaval, a mesma atende por uma só vontade: RETIRADA DOS CARROS DE MÃO DO PERCURSO OFICIAL DO CARNAVAL. Não adianta empurrar o problema para debaixo do tapete. Não adianta fazer de conta que os carros de mão é algo “normal” ao carnaval. Todo mundo reclama!!!. “Carro de Mão” é um dos maiores focos de problemas do nosso evento. Machuca os foliões, atrasa o andamento dos desfiles das agremiações (orquestra e trio) e ainda promove um visual horrível para a festa. Fica quase impossível se fazer um registro fotográfico, realçando o público, sem que apareçam as placas feitas em papelão – mal pintadas – no meio da multidão. É simplesmente HORRÍVEL  e depõe contra toda a organização da nossa festa maior!!

Sem contar, evidentemente, que todo esse descontrole, por parte da prefeitura, favorece,  ainda mais,  à bagunça e prejudica os pequenos comerciantes da nossa cidade. Na noite do sábado (10), por exemplo, registrei uma camionete, lotada de isopor, bebidas e carro de mão, oriunda de uma cidade vizinha, chegando para ocupar o espaço que deveria ser dos ambulantes da nossa cidade, ou seja: Pessoas de fora da cidade, que não tem nada haver com o evento, além de levar o dinheiro daqui,  ainda promovem a maior  esculhambação e bagunça.

Portanto, se o prefeito Aglailson Junior quiser entrar para história carnavalesca da nossa Vitória de Santo Antão, entre outras coisas, deveria ele promover  a organização do comercio ambulante da festa. Isso é uma atribuição exclusiva do poder público municipal. Se assim proceder, poderá ele eliminar os “empresários” dos carros de mão,  e promover pontos fixos de vendas de bebidas e comidas, favorecendo, então,  os pequenos comerciantes vitorienses, que necessitam de ganhar seu dinheiro no carnaval.

Concluo, contudo, destacando o planejamento do prefeito da cidade de Olinda – professor Lupércio – que realizou um dos maiores carnavais do Brasil sem usar um centavo dos cofres da prefeitura. Seria uma ação que vai além dos interesses carnavalesco, isto é: diz respeito a  todos os vitorienses!!! Quem brinca e também quem não brinca……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *