Como Surgiu a Casa do Pobres?: Livro do doutor Salatiel Barbosa de Araujo.

Na tarde/noite de ontem (27) bati um alongado papo com o doutor Salatiel Barbosa de Araujo. Nosso reencontro se deu em um dos bancos da Praça Leão Coroado, após marcarmos por telefone. Na ocasião ofertou-me um dos seus livros que fala exatamente do surgimento da nossa  “Casa dos Pobres”.

Natural da cidade de Paudalho e morando em Bonança há mais de quarenta anos o doutor Salatiel tem fortes ligações com Vitória de Santo Antão. Entre outras coisas, foi administrador do hospital João Murilo durante boa parte da década de 60 (1960).

Recebendo a “missão” do Monsenhor Maurício Diniz de  registrar os primeiros passos de um dos mais consistentes empreendimentos filantrópicos da nossa cidade – Casa dos Pobres – o doutor Salatiel recebeu total apoio da diretoria da instituição assim como do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, na pessoa do presidente,  professor Pedro Ferrer.

De maneira pública agradeço sua atenção,  em ofertar-me um volume da sua obra que conta a história  da “Casa dos Pobres”. Aliás, tudo que diz respeito à história da nossa Vitória de Santo Antão,  “de partida”,  me interessa. Abaixo, contudo, posto o vídeo gravado com o doutor Salatiel e o professor Pedro Ferrer, no Pátio da Matriz, no início do ano de 2016, quando o referido opúsculo ainda se configurava apenas num projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *