Acidente de Trânsito: a segunda maior causa morte não natural do nosso País!!

O noticiário de hoje, segunda-feira (27), deu amplo destaque ao acidente ocorrido na Zona Norte do Recife, que teve vários feridos e duas vítimas fatais. A colisão, envolvendo dois veículos, foi grave e vem alimentar, de maneira emblemática, essa  verdadeira “calamidade publica” que não para de crescer.

Segundo informações, um motorista jovem, embriagado e com histórico de multas (mal condutor) avançou o sinal e colidiu noutro veiculo que trafegava com uma família inteira. Devemos lembrar também que por trás do jovem também tem uma família atingida com menos gravidade e que também é vitima desse trânsito que já é a segunda maior causa morte não natural do nosso País.

Mais ou menos nesse mesmo horário que ocorreu esse grave acidente no Recife, eu estava trafegando, pela Rodovia Luiz Gonzaga com destino à Vitória, depois de uma visita com a família ao Shopping Rio Mar. Nesse deslocamento, ao passar por Bonança fui obrigado a redobrar minha atenção aos constatar  duas motocicletas – cada qual com dois ocupantes  sem o devido capacete – circulando “toda pagada” e ainda por cima em alta velocidade. Em certo momento cruzaram, pela passagem dos pedestres, de um lado para o outro da citada rodovia, na altura do semáforo que indica redução de velocidade.

Para quem é curioso como eu, nas questões relacionadas ao trânsito, logo associei a referida cena de abuso, irresponsabilidade e porque não dizer criminosa, à mais uma triste constatação das pesquisas nacionais: a maioria dos motociclistas indenizados (DPVAT) sofreu acidente no horário noturno, com predominância entre ás 17h e 20h.

O trânsito no Brasil é um dos que mais mata no Mundo. Para tal não existe uma única causa, existe sim um conjunto de fatores, sobretudo ausências de responsabilidades de toda ordem. Tanto dos motoristas como dos governantes,  por não cumprirem suas obrigações no que se refere à aplicação correta e proativa dos recursos que são destinados à sinalização e  às campanhas educativas.

Diz a Lei que 5% do que se arrecada deverá ser destinado ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). Em regra geral, somos um povo com baixa escolaridade e regidos por histórico de impunidade no trânsito. Essa “equação”, convenhamos, É MORTAL.

Portanto, eis aí, um problema (PRAGA) que ninguém está imune. Tanto faz se o seu carro é novo ou velho. Caro ou barato. Se sua moto é “novinha” ou uma “baranga”. Se você é rico ou pobre ou até se trafega no banco da frente do carro ou na garupa de um mototaxis. O acidente de trânsito não é seletivo. Ele mata a todos, sem distinção!! Se tem uma coisa que nos torna iguais, nessa sociedade moderna, é o risco de MORRER,  VÍTIMA DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *