500 anos da Reforma Protestante: estamos precisando de outra reforma ou voltar aos princípios dela?

Em 31 de outubro de 1517, há exatos 500 anos, o alemão, monge agostiniano, Martin Luther (Martinho Lutero) atuou como uma espécie de porta-voz de uma das mais importantes transformações estruturais da civilização. Com a publicação das suas 95 teses em meio a uma ebulição econômica e cientifica, precificada exatamente no contexto do sentimento da mudança – “tempos medievais para os tempos modernos -,   incentivada e efetivada pela  então classe burguesa,  antes às margens das decisões  políticas, funcionou como o alvorecer do mundo que hoje está desenhado e posto.

Separar a igreja da fé, entender a religião pelas lentes do poder político, naturalmente, não é tarefa das mais fáceis. Não se pode cobrar das pessoas em geral um raciocínio no sentido contrário às verdades dogmáticas. Pensar “fora da caixa”,  além de ser politicamente incorreto, dá trabalho e proporciona  exclusão social.

Se hoje, meio milênio depois, as denominações religiosas atuam como os pilares da sustentação do pensamento coletivo imaginemos, então, romper essa  “embalagem” lá no período  que os historiadores chamam de feudal, sob o véu e à hegemonia continua e perene – século V a XV – dos católicos medievais, cujo o conhecimento cientifico era guardado como trunfo, tal qual  uma das suas propriedades privada.

Antes de Lutero nascer, contudo, outros religiosos, no mesmo sentido,   já haviam enfrentado o poder soberano de Roma. John Wycliff e John Huss, em momentos  diferentes na linha do tempo,  também  se insurgiram, mas o contexto externo não sopravam na direção da mudança, tal qual no momento de Lutero (século XVI). Entre muitos outros fatores favoráveis às ideias do monge alemão estavam  as grandes navegações e a imprensa, inventada por Johann Gutenberg em 1430.

O dia 31 de outubro não foi escolhido por acaso para que  Martinho Lutero  divulgasse  suas ideias. Os dois primeiros dias do mês de novembro são representativos para os católicos. Dia de todos os santos (01) e dia de finados (02). Ocasiões, portanto, muita celebradas pelos fies católicos, momento oportuno para seus posicionamentos, lá em 1517.

Refletir sobre esses fatos e acontecimentos, quinhentos anos depois,  tentando estabelecer pontos de ligação  entre o passado e o presente, nos faz amadurece, nos inclina a  pensar e avançar,   sob todos os pontos de vista. Concluo, portanto, esse artigo alusivo à REFORMA PROTESTANTE sugerindo um dos ideais de Lutero: “Igreja reformada sempre se reformando”.

Apenas uma pergunta: será que já num passou da hora das igrejas se reformarem ou, quem sabe até, voltar ao ponto de partida, ou seja: aos princípios elencados por Lutero?

4 pensou em “500 anos da Reforma Protestante: estamos precisando de outra reforma ou voltar aos princípios dela?

  1. Faço a mesma pergunta Pilako. Penso que já passou sim, muito da hora. E como o colega Zé Maria comentou acima, parabéns pela informação imparcial. Isso tem faltado muito nas pessoas ultimamente. Grande abraço.

  2. Querido Pilako a dita “reforma protestante” é tida por muitos estudiosos como algo que não surgiu pronta, como pensam alguns, mas foi ao longo de décadas, séculos se moldando ao gosto de muitos teólogos, governos, etc.
    Vários mitos são hoje propagandeados sobre a mesma. Alegam alguns que a dita “libertou” o homem da escravidão de verdades dogmáticas, e que nesta toada ajuda a fundar um estado moderno. Será mesmo?
    O filosofo Olavo de Carvalho em artigo primoroso analisa os desdobramentos da dita reforma.
    Veja:
    “Um dos mitos preferidos da cultura americana é o de que a Reforma protestante foi uma das fontes principais da liberdade religiosa, dos direitos individuais e da proteção contra os abusos de um governo central. Some-se a isso a falsa crença weberiana (ou semiweberiana) de que a “ética protestante” gerou o capitalismo, e a única conclusão possível é que o cidadão de hoje em dia deve a Lutero e Calvino, no fim das contas, praticamente todos os benefícios legais, políticos e econômicos de viver numa democracia moderna. Mas tudo isso é propaganda, não História. Desde logo, a supressão da autoridade política da Igreja – um dos objetivos declarados da Reforma, que nisso concordava perfeitamente com Maquiavel – liquidava toda mediação espiritual institucionalizada entre o governo e o povo, reduzindo a sociedade a um campo de disputa entre duas forças apenas: de um lado, uma poeira dispersa de consciências individuais com suas crenças subjetivas infindavelmente variadas e variáveis; de outro, a vontade de ferro do governante, consolidada na doutrina da “Razão de Estado”, necessidade incontroversa à qual ninguém podia se furtar.
    Não é preciso dizer qual dessas duas forças acabou por prevalecer. O clássico estudo de Bertrand de Jouvenel, Du Pouvoir, Histoire Naturelle de sa Croissance (1949), demonstrou de uma vez por todas que o crescimento do poder do Estado, com a consequente atrofia das liberdades individuais, é a mais nítida constante da História ocidental moderna, pouco importando se falamos de “democracias” ou de “ditaduras”.” (http://www.olavodecarvalho.org/heranca-e-confusoes/)
    Caro amigo: moralmente os frutos da reforma protestante são fracos: os Luteranos de hoje nada lembram o próprio Lutero. O Lutero que rompeu com Roma (talvez num primeiro momento não tenha rompido com o catolicismo) manteve seu amor a Maria Santíssima, cria na Santa Eucaristia, reverenciava as Imagens Tridimensionais, pugnava pela Sucessão Apostólica dos seus Bispos e padres, e, inclusive, era dogmático.
    Lutero aparenta ter querido mais romper com a submissão a um poder temporal do que com o catolicismo propriamente. Mas, de toda sorte, a evolução da dita reforma, se olhada pelos frutos modernos ver-se-á que é um fracasso retumbante, moralmente.
    Alguns, caro pilako, querem pontuar que desde seu surgimento o capitalismo se instala. Veja esta análise:
    “Em meados do século 18, decorridos nada menos do que dois séculos da Reforma protestante, a França católica ainda era o país mais próspero e culto da Europa, enquanto a Alemanha, berço de Lutero, jazia no atraso econômico e cultural mais abjeto, ao ponto de que o alemão não tinha sequer se consolidado como língua de alta cultura (os intelectuais escreviam em francês ou latim). Ainda em meados do século 19, foi em Paris que pela primeira vez um governante alemão, Otto von Bismarck, percebeu que era importante para cada nação ter uma classe média educada, modelo que ele então procurou implantar no seu país, apenas com signo religioso invertido, perseguindo os católicos e fomentando a educação protestante.”

    Pilako “o protestantismo é um primeiro e irreversível passo rumo ao ateísmo”. Os países que primeiro foram engolidos pelo luteranismo e pelo calvinismo (e, no caso da Inglaterra, pelo Anglicanismo) são aqueles que, hoje, rejeitam os valores cristãos. Liberam antes de todos os demais países as drogas, equiparam uniões gay ao matrimônio, permitem a eutanásia e o aborto e possuem baixíssima natalidade.
    A promoção do ateísmo pelo protestantismo foi intencional? Certamente que não. Mas foi uma consequência inevitável do esvaziamento da doutrina cristã ao bel prazer de cada teólogo e “paxtô” protestante. Dessa dita “reforma”, só pode resultar relativismo e descrença. Disso Lutero deu um eloquente testemunho, com seu desespero e suicídio.
    Sempre, em todas as épocas e partes do mundo, existiram ateus. Mas o protestantismo, meio sem querer, incentivou e é, com certeza, o pai do ateísmo ocidental moderno, como ideologia, quaisquer que seja a forma que esse assuma.

  3. Pingback: Internauta Manoel Carlos comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *