“Vitória que o Tempo Levou”: uma agradável leitura……

Pela boa vontade e generosidade do amigo Rubem de Deus, que me emprestou o livro “Vitória que o Tempo Levou”, publicado em 1991,  pelo senhor Edson da Costa Lins – primo do renomado escritor vitoriense Osman Lins, enriqueci meus conhecimentos sobre a história da nossa Vitória de Santo Antão assim como de personagens que marcaram época no nosso torrão.

Foi bebendo nessa fonte que descobri, por exemplo, que o jornalista Antão Borges Alves que, aos vinte e dois anos, publicou o primeiro jornal da nossa cidade – “O Vitoriense” -, em 05 de novembro de 1866, foi apelidado pelos familiares de “Menino Antão”, para diferencia-lo do pai, que também se chamava Antão.

O livro, com mais de duzentas páginas, retrata, em boa medida, como o próprio título diz, memórias de uma Vitória de Santo Antão do passado, realçando basicamente fatos e curiosidades ocorridas no  final do século XIX e na primeira metade do século XX.

Por já ter um bom nível de conhecimento nesse contexto, a leitura foi bastante prazerosa. Boa parte das histórias já constava nas paredes da minha memória. Demos, portanto, os parabéns a todos aqueles que, por elevado desprendimento, se dispuseram a escrever o cotidiano e os “causos” dos nossos antepassados.

3 pensou em ““Vitória que o Tempo Levou”: uma agradável leitura……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *